Pesquisa aponta que 58% dos consumidores pretendem comprar presentes para o Dia dos Pais desse ano, segundo apuração da empresa de inteligência analítica Boa Vista. Em 2021, no mesmo período, 62% declararam ter intenção de compra para a data, ou seja, retração de 4% no índice. Entre os 42% dos consumidores que não vão fazer compras para a data, 28% não o farão por conta do endividamento, 24% não têm esse hábito, enquanto 18% apontaram a diminuição da renda como principal motivo.
A priorização de outras despesas e o desemprego foram os outros dois motivos apontados, com 16% e 16% das menções, respectivamente. Nesse ano, a escolha do presente será pautada, principalmente, pela necessidade e valor do presente. Enquanto 32% levarão em conta a utilidade do presente, 31% tomarão a decisão baseada no preço. Além disso, valores e práticas sustentáveis adotadas pelas marcas foram citados por apenas 6% dos respondentes.
Com o cenário econômico pouco favorável, 49% dos consumidores declararam ter a intenção de gastar uma quantia similar ao ano passado. Em paralelo, 26% devem gastar mais e outros 25% desejam pagar menos do que em 2021. Mesmo considerando importante presentear nesta data, entre os consumidores que pretendem gastar menos, 46% gastarão menos devido à alta dos preços, 37% pretendem priorizar outras contas e 17% alegaram ter sofrido uma redução nos ganhos familiares.
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