A Prefeitura de Itabira, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), garante que os jovens da cidade estejam inseridos em competições importantes, que além da reinserção social, e trazem bons resultados esportivos. Pela pasta, e com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), atletas do município estiveram presentes na etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), em Uberaba, com resultados expressivos.
No Triângulo Mineiro, Itabira foi representada nas modalidades: Badminton, Taekwondo, Basquete, Vôlei de Praia, Atletismo e Xadrez, por alunos das Escolas Municipais José Gomes Vieira, Didi Andrade e Antonina Moreira; e as Estaduais Trajano Procópio de Alvarenga Silva Monteiro (Premem), Palmira Moraes, Fazenda da Betânia, Antônio Linhares Guerra, e Dona Eleonora Nunes Pereira, além do Centro Educacional Oficina dos Sonhos.
No Taekwondo, os atletas Kauã Alexandre (Palmira Moraes) e Isadora Ventura Oliveira (Didi Andrade) foram campeões e conquistaram o ouro, garantindo vaga nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) que acontecerão em setembro, na cidade de Aracaju (SE). O Premen também teve destaque na competição ao conquistar o quarto lugar no basquete masculino (módulo II). Ao todo, a delegação foi composta por aproximadamente 60 pessoas, entre estudantes e profissionais de Educação Física.
O projeto Seleções da SMELJ, segue em atividade. Turmas do futebol sub-16 e sub-18 têm sido convidadas para amistosos, o que indica qualidade técnica das equipes. O mais recente torneio, realizado em Belo Horizonte, foi contra o Minas Tênis Clube. O diretor da Secretaria, Filipe Santos afirmou que participar é de suma importância para a preparação do Campeonato Mineiro. “E também na interação e crescimento por meio da vivência esportiva dos atletas,” revela.
Os alunos do projeto Ajudô, desenvolvido com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com o patrocínio da empresa Vale e apoio da Prefeitura de Itabira, possibilitou que jovens participassem de torneio de integração com o núcleo de Antônio Dias. Cerca de 150 pessoas estiveram na atividade realizada no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino. Crianças e adolescentes, entre sete e 17 anos, praticam aulas de judô gratuitamente.
Deixe um comentário