Regulamentado em 2019, o Open Banking teve sua fase final de implementação concluída em maio de 2022. No entanto, o brasileiro ainda não tem muito conhecimento sobre o tema. Uma pesquisa realizada pela Boa Vista, empresa de inteligência analítica, mostrou que metade dos consumidores tem pouco ou quase nenhum conhecimento sobre o sistema de compartilhamento de dados financeiros. Enquanto 29% indicaram já ter ouvido falar e ter algum conhecimento. Apenas 21% consideraram conhecer o tema suficientemente.
No entanto, 49% dos respondentes indicaram que pretendem aderir ao compartilhamento de dados via Open Banking. Em contrapartida, 51% se declararam indecisos, e os principais motivos são: receio sobre o sistema de Open Banking (27%); falta de clareza sobre como poderão ter acesso aos benefícios (23%); dúvidas sobre como as informações serão compartilhadas e utilizadas (20%); ocorrência de fraude (20%); e por se tratar de um serviço não obrigatório (10%).
A pesquisa indicou também estimulou os entrevistados a opinarem sobre o serviço. Quando questionados sobre o que o que vinha à mente ao pensar em Open Banking, 26% dos consumidores relacionaram o tema ao ato de compartilhamento e 13% ao relacionamento com bancos. Termos como “Banco Digital”, “Troca de Informações” e “Banco Aberto” foram mencionados pelo público. Entre as menções negativas foram citados termos como “Desvantagem” por 33% dos entrevistados, e “Invasão de privacidade”, apontado por 22%.
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