Conexões Musicais na programação do Memorial Vale

Ampliar o universo do sentir. Que música pode sair de uma obra de arte? Como a música pode dialogar com o espaço, com as artes visuais e com o tempo? Provocar sensações para além do ver é a proposta da intervenção “Conexões musicais” que a educadora e flautista Raïssa Anastásia, apresenta no Memorial Vale, no dia 6 de agosto, sábado, às 11h, com entrada gratuita, sendo necessária a retirada de ingressos uma hora antes do evento (no máximo um par de ingressos por pessoa, com lugares limitados).

A performance integra o projeto Sensações Memoráveis, que tem a curadoria de Marco Paulo Rolla. Como uma escultura viva, Raïssa Anastásia pretende, através dos sons, buscar um jogo de cores através da música e assim estabelecer uma relação entre as formas dos quadros e seu próprio sentir. É um convite para tocar e ser tocado. Um incentivo às pessoas a ampliarem seus universos e suas emoções por meio da música. Com sua flauta, a artista vai percorrer, junto com o público, os corredores do Memorial Vale, passando e interagindo com as salas do espaço.

Raïssa Anastásia é Mestre em Performance Musical (UFMG), Bacharel em Flauta Transversal (UEMG), Bacharel em Flauta Doce (UEMG) e Licenciada em Artes com ênfase em Música (UNIMONTES). Foi vencedora dos Prêmios Jovem Instrumentista BDMG (2005) e Jovem Música BDMG (2006). A artista vem se descobrindo como multi-instrumentista, além de flauta transita pelo violão, cavaquinho, bandolim, clarinete e outros. Buscando entender o papel e atuação das mulheres na música instrumental iniciou uma pesquisa sobre repertório de mulheres compositoras de choro organizando e catalogando mais de 80 compositoras do gênero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *