Via interditada será reaberta a circulação de veículos na próxima semana

Começou nessa terça-feira (2) o trabalho de revitalização da avenida Integração, que liga os bairros Machado e Gabiroba. A operação prossegue durante a semana, com recortes de pontos mais críticos e recomposição asfáltica nos trechos anteriormente removidos pela Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT).

A ação é emergencial e visa a liberação da via para uso imediato. Os dois sentidos da avenida estão interditados. Os trabalhos iniciais se concentram no sentido Gabiroba. A ideia é liberar a circulação deste primeiro lado tão logo a operação seja concluída. Depois, será iniciado o asfaltamento no sentido bairro Machado. A liberação total está prevista para a próxima semana.

A extensão da avenida Machado de Assis, que passou a ser chamada de Integração, foi entregue em 2020. Ainda no ano de inauguração, buracos se acumularam em trechos da via. Todo esse histórico está sendo auditado pela atual gestão. No mês passado, uma empresa de engenharia foi contratada para investigar todos os processos da obra para a responsabilização.

“Enquanto a apuração acontece, a gente optou por usar o contrato de tapa-buracos para providenciar a liberação da avenida. Então, vamos fazer a revitalização, que é emergencial, enquanto prosseguimos com a solução definitiva e eventuais responsabilizações. A população não pode ser mais penalizada do que já foi” argumenta o gestor da SMOTT, Danilo Alvarenga.

A situação da avenida piorou no início de 2022, com as fortes chuvas de janeiro e fevereiro. A empresa responsável pela construção foi acionada, dentro do período de garantia, mas negou em ofício à Prefeitura de Itabira, a responsabilidade exclusiva por reparos pontuais na obra, sob argumento de que houve erros no projeto executivo entregue à mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *