“Mostra Rádio em Movimento” com peças de artistas plásticos mineiros

Em setembro deste ano, o rádio celebra 100 anos da primeira transmissão no Brasil. Para festejar o marco na história do país, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) lançou a ‘Mostra Rádio em Movimento’, que une arte, cultura e homenagens também ao centenário da Semana de Arte Moderna. O projeto visa à apresentação de aparelhos de rádio modelo Capelinha, bastante populares na década de 1940, pintados por renomados artistas brasileiros. Após a escolha, por votação popular, entre os dias sete e 25 de setembro no site da ABERT, 27 peças artísticas ficarão expostas em Brasília, no 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, que acontecerá em novembro.

Além disso, os rádios farão parte de uma grande ação de combate à fome. Em Minas Gerais, a Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) selecionou Fernando Pacheco, Elias Layon e Carlos Bracher para representar o Estado na exposição. As obras de arte foram entregues no dia 21 de julho. Fernando Pacheco, artista plástico e pintor, natural de São João del-Rei, região Central de Minas Gerais, tem um estilo voltado para o realismo. Em sua obra de arte, nominada “Amor igual, em todos os sons e em todas as cores”, ele utilizou as cores primárias, como vermelho, amarelo e azul, para representar a igualdade, amor e os sons do rádio, que o acompanhou durante toda sua vida.

Já o Elias Layon, pintor e escultor, natural de Mariana, também na região Central do Estado, apresenta em suas obras o barroco. Em ‘Essência de Minas’, retratou, no rádio modelo Capelinha, momentos em que viveu ao lado do veículo de comunicação, como rezar o terço às 18h com a família reunida, ouvir partidas de futebol, além de períodos comuns em Minas Gerais. Por fim, Carlos Bracher, pintor, desenhista e escultor, natural de Ouro Preto, Central de Minas, gosta de apresentar o estilo mosaico. Em sua obra de arte, titulada como ‘Cores de meu amor ao rádio’, expôs as ondas do rádio em cores variadas, além do microfone símbolo daquela época e também principal forma de transmitir os sons para o aparelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *