Ter uma equipe qualificada e alinhada com os objetivos da empresa é um dos maiores diferenciais que as companhias podem ter no mercado. Um recrutamento eficaz e assertivo é essencial para encontrar profissionais que, além de qualificados tecnicamente, estejam em sinergia com a cultura e necessidades da empresa. Para contribuir para um processo seletivo otimizado, a tecnologia pode ser uma grande aliada, tanto para organizar a vida dos recrutadores, quanto para agilizar os processos seletivos, e ganhou impulso com o cenário apresentado pela pandemia da covid-19.
Um estudo realizado ao final de 2021 pelo InfoJobs aponta que 53% das empresas nacionais já contratam funcionários de maneira 100% on-line. Os dados apontam ainda que as companhias que contam com tecnologia afirmam que a triagem de currículos mais ágil (15%) e a incorporação do vídeo entrevista (15%) foram os pontos que mais mudaram dentro dos processos. Ferramentas e outros elementos que podem colaborar para que o recrutamento e contratação sejam mais eficientes:
A rede social de negócios mais difundida no país é uma ótima vitrine para recrutadores encontrarem profissionais que buscam uma oportunidade de trabalho. Segundo dados da companhia, o Brasil está em terceiro lugar em número de usuários cadastrados na plataforma, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. Disponível em versão gratuita, o LinkedIn possui 550 milhões de usuários em 200 países. Por lá, é possível divulgar vagas e selecionar candidatos qualificados.
In-Recruiting
Um exemplo de solução inovadora em tecnologia para RH é o In-Recruiting, plataforma internacional que está sendo lançada no Brasil pela Zucchetti. O In-Recruiting é um sistema para otimizar o dia a dia do profissional de RH, tornando as tarefas cotidianas mais ágeis e eficientes. Através da plataforma, é possível publicar suas vagas em centenas de sites especializados. A ferramenta, utilizada por empresas como McDonald’s e Guess, tem capacidade de realizar desde a triagem dos currículos até entrevistas de emprego por videochamada, auxiliando o contratante a descobrir seu candidato ideal de forma até 75% mais rápida.
Agendas Virtuais
Profissionais de recrutamento e seleção costumam ter a agenda cheia: entrevistas, retorno para gestores, feedback para candidatos. São muitas frentes e atividades distintas para gerenciar ao mesmo tempo, e para não se perder é essencial manter tudo a vista em uma ferramenta online, que possa ser acessada tanto via smartphones quanto via computador. Ferramentas já integradas aos e-mails, como o Google Agenda e o Calendário do Outlook, costumam ser boas opções, além de gratuitas. O calendário ajuda a organizar as entrevistas, adicionar e controlar eventos, compartilhar a programação com outras pessoas, entre outras funcionalidades.
Trello
Aplicativo focado em gestão de projetos, o Trello ajuda na alocação de tarefas a serem realizadas, atribuindo a pessoas específicas. Ideal para trabalhos em equipe, possibilita a criação de metas, com prazos determinados e fluxo de trabalho para diversas atividades. O Trello também possui versão gratuita, e está disponível em todas as plataformas: computadores, tablets e smartphones.
Reputação da empresa
Além de soluções tecnológicas, um elemento essencial para que a empresa atraia talentos alinhados com sua cultura nos processos seletivos é o conceito de “marca empregadora”. Ele consiste na reputação da empresa como lugar para trabalhar, ou seja, a forma como ela é vista tanto por profissionais que fazem parte do seu time quanto por quem a observa de fora. A imagem de uma instituição enquanto empregadora, remuneração, cultura organizacional, clima no ambiente de trabalho, benefícios e oportunidades que oferece, é fundamental para sua capacidade de atração, retenção e bem-estar dos colaboradores.
Deixe um comentário