Vale conclui eliminação do Dique Quatro da barragem Pontal em Itabira

Contenção Coqueirinho

A Vale concluiu, neste mês, as obras de eliminação de mais duas barragens a montante, uma delas interessa diretamente aos itabiranos: o Dique Quatro da barragem Pontal. A outra estrutura que passou pelo descomissionamento é a barragem Baixo João Pereira, na Mina de Fábrica, em Congonhas (MG). Essas estruturas são as duas primeiras concluídas de cinco previstas para 2022. Ao todo, das 30 estruturas construídas pelo mesmo método da barragem de Brumadinho, nove foram eliminadas desde 2019.

Ao final de 2022, serão 12, que representam 40% das estruturas previstas no Programa de Descaracterização da empresa. A eliminação de todas as barragens a montante da Vale no Brasil é uma das principais ações da empresa, para evitar que rompimentos como o da barragem em Brumadinho voltem a acontecer, tendo como prioridade, sempre, a segurança das pessoas e cuidados com o meio ambiente. A Vale reforça que as obras de descaracterização são complexas, com soluções customizadas para cada estrutura, e estão sendo realizadas de forma cautelosa.

Baixo João Pereira em Congonhas

O Dique Quatro também não tem mais a função de reter rejeitos. A estrutura não recebia esse itens desde 2014 e o material removido (cerca de 3,7 milhões de m³) foi disposto em área devidamente preparada, dentro do próprio Sistema Pontal. Não havia moradores ou comunidades dentro das Zonas de Autossalvamento (ZAS). Cerca de 130 trabalhadores, entre diretos e terceirizados, sendo mais de 70% da mão de obra local de Itabira, atuaram nas atividades. As obras complementares na estrutura, como a revegetação da área e drenagem, seguirão ao longo deste semestre.

Em Itabira, a estrutura de contenção Coqueirinho também foi concluída, aumentando a segurança para a futura fase de obras dos diques: Minervino e Cordão Nova Vista, que fazem parte do Sistema Pontal. A contenção funcionará como uma barreira para reter os rejeitos em caso hipotético de ruptura dos Diques, e é a quarta estrutura de contenção implantada pela Vale, para proteger comunidades e o meio ambiente próximos às barragens em processo de descaracterização no Brasil.

Dique Quatro da barragem Pontal

Todo o processo, assim como as demais atividades do Programa de Descaracterização da empresa, é acompanhado pelos órgãos competentes, e pela auditoria técnica do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Além das barragens Dique Quatro Pontal em Itabira, e Baixo João Pereira, já eliminadas, mais três estruturas têm previsão de conclusão das obras de descaracterização neste ano: o Dique Três da barragem Pontal, a de Ipoema, em Itabira; e o Dique Auxiliar da barragem cinco, na Mina Águas Claras, em Nova Lima (MG).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *