André Viana intermedeia encontro de anistiados com AMN, e Previdência Social

O presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, André Viana Madeira, promoveu encontro, por videoconferência, entre os “anistiados da Vale” e representantes da Agência Nacional da Mineração (ANM). Na reunião, o líder sindical demonstrou preocupação com o tratamento que está sendo dado aos anistiados. “Considero-os ‘escravos federais’, literalmente. São ex-funcionários da empresa Vale, demitidos injustamente, de forma arbitrária e que após vinte anos tiveram uma expectativa em retornar à empresa, e foram enfiados em um canto qualquer, pela ANM. Já que ela é responsável direta por eles,” exclamou André Viana, ao avaliar a situação dos profissionais.

“Alguns estão como vigilantes, outros como atendentes, nada parecido com o trabalho exercido na empresa, e pior, sem plano de saúde, vale-refeição, vale-transporte ou outro benefício. Muitos destes que estão em outras cidades, sequer tiveram auxílio na mudança, sem levar em conta aqueles que praticamente abandonaram seus familiares,” completou o presidente. Em seguida, André participou de outra reunião, desta vez, com representantes da Previdência Social. Acompanhado pelo presidente da Associação Regional dos Aposentados e Pensionistas do Sistema Beneficiário Público e Privado de Itabira (Asprev), Carlos Alves Madeira, ele também demonstrou sua insatisfação, com o que ele considerou falta de respeito.

Carlos Alves Madeira, e André Viana

“O processo está sendo conduzido de maneira absurda. Prova disso são as mortes de alguns anistiados, que acreditaram na promessa de uma reintegração digna e faleceram decepcionados, acreditando em falsas ilusões”, desabafou o sindicalista. Os representantes dos órgãos federais prometeram uma nova agenda, dia 27 de agosto, para finalmente iniciarem os trabalhos de reparação dos erros cometidos. “Um dos direitos que estão sendo descumpridos é a falta da identificação funcional do anistiado. Na carteira de trabalho deles nenhuma identificação de onde trabalham. E todos, oficialmente, são funcionários da ANM. Eles não têm como provar se for preciso uma prova imediata, que estão empregados, porque isso não está discriminado na carteira de trabalho,” salientou André.

André Viana

O Metabase Itabira irá denunciar a situação ao Ministério Público Federal, acreditando que com este apoio a situação se resolverá. Estas ações visam a retomada de negociações com órgãos federais, iniciadas ainda em 2019, antes do período pandêmico. Na ocasião, André Viana promoveu uma caravana a Brasília que resultou em diversas reuniões interrompidas pela pandemia. “Os anistiados também vão cobrar a elaboração de uma progressão salarial específica. Atualmente, não há a progressão definida adequadamente. São servidores públicos federais que não se enquadram em nenhuma categoria prevista na legislação e, por isso, vamos exigir que eles também possam contar com uma tabela de progressão salarial”, finalizou André.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *