A maior ação de valorização de parques e reservas, as chamadas Unidades de Conservação, acontece em todo Brasil no dia 24 de julho e traz uma programação especial com o objetivo de despertar o interesse pelas áreas naturais protegidas no país. Desde 2018, a campanha Um Dia No Parque incentiva as pessoas a terem um contato mais próximo com a natureza. Para isso, foi escolhido um dia no ano, no qual as Unidades de Conservação (UC) preparam uma programação especial.
Cerca de 30 cidades do Estado de Minas Gerais, dentre elas, Itabira, oferecem uma programação especial para os amantes da natureza e para aqueles que querem apenas curtir um momento de lazer ao ar livre. As principais atividades disponibilizadas são caminhadas, trilhas guiadas, visitas a cachoeiras, corrida com obstáculos, observação de fauna, acampamento, passeio noturno para ver o sol nascer, observação de aves, trekking ecológico (trilha de dificuldade moderada) com ênfase em contemplação da natureza e atividades de ciclismo.
As atividades são direcionadas a todos os públicos. Verifique a localidade e requisitos de participação clicando aqui. Nas duas últimas edições, a ação foi on-line, por causa da pandemia do Coronavírus. Neste ano, o evento volta a ser 100% presencial, convidando a todos para se reencontrar e fazer atividades e eventos ao ar livre. Em Itabira a Unidade de Preservação Ambiental é o Parque Natural Mata do Limoeiro, em Ipoema, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).
A cada edição, cresce o número de UCs cadastradas, bem como a curiosidade dos visitantes, que muitas vezes moram próximo a um espaço protegido de conservação e não sabem. Para Angela Kuczach, Diretora Executiva da Rede Pró UC e idealizadora do Um Dia No Parque, a ação é uma oportunidade de conectar as pessoas às nossas áreas protegidas.
“É emocionante ver a cada ano mais e mais Unidades de Conservação aderindo à ação, assim como um público cada vez mais variado descobrindo que a natureza é um lugar onde a gente mora, vive e que cada visita é uma volta ao lar. No fim das contas, Um Dia No Parque é uma ação que não é nossa, mas sim tem o objetivo que seja de cada pessoa, descobrindo, valorizando e cuidando de nossas áreas protegidas”, afirma.
Deixe um comentário