Itabira se destaca no Congresso Nacional de Secretarias de Saúde

Projeto desenvolvido na rede municipal de saúde de Itabira, que estabelece minucioso acompanhamento de pacientes na área farmacêutica, foi premiado como a melhor prática de Minas Gerais durante 17ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, no XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O evento foi realizado entre 12 e 15 de julho, em Campo Grande (MS). Agora, o projeto desenvolvido por servidores da Saúde estará em um documentário a ser produzido pelo programa “Brasil, aqui tem SUS”. O trabalho premiado é da Comissão de Farmácia e Terapêutica, um grupo multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que promove ações de recuperação da saúde individual e coletiva durante o serviço de assistência farmacêutica.

A equipe realiza assessoramento direto ao cidadão, com protocolos que incluem medicamentos não padronizados e terapias com uso de fórmulas alimentares. Esse trabalho foca pessoas que apresentam fatores de risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como hipertensão, diabetes e desnutrição. A atuação ajuda a prevenir agravamentos e complicações dessas doenças, evitando também que, em longo prazo, isso possa sobrecarregar as redes de atenção secundária e terciária. O acompanhamento é realizado por uma equipe multidiciplinar. O grupo atua internamente, com reuniões quinzenais, para analisar protocolos clínicos encaminhados ao Programa de Saúde da Família (PSF).

Após está análise, os usuários retiram os medicamentos ou fórmula, de acordo com a necessidade. Com isso, é possível melhorar a qualidade de vida dos pacientes mesmo após sequelas de diversas patologias, episódios incapacitantes ou doenças associadas ao envelhecimento. Somente no ano passado, foram analisados 513 protocolos encaminhados pelos PSFs, com solicitações de medicamentos e fórmulas alimentares. A equipe atendeu 417 usuários, de recém-nascidos a idosos, sendo 53% mulheres e 46% homens. A superintendência de Assistência Farmacêutica, Insumos e Nutrição da SMS, explica que a atuação na rede primária é fundamental para evitar cenários piores para os usuários.

Natália Beltrame

“Essas ações que favorecem a formulação de enfrentamento e controle de doenças crônicas são essenciais na saúde pública, já que essas doenças são, globalmente, as principais causas de mortalidade e associam-se a deficiências e incapacidades funcionais. É um trabalho do nosso dia a dia, com experiência exitosa, e que agora vai servir de modelo para outros municípios. Foi uma oportunidade imensurável apresentar o trabalho! Todas as ações são baseadas em evidências científicas e estudos de políticas públicas. Agradeço a toda equipe, que é super dedicada e comprometida”, afirmou a superintendente de Assistência Farmacêutica, Insumos e Nutrição da Secretaria de Saúde, Natália Cristine de Oliveira Beltrame.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *