O jornalista e escritor Marçal Aquino participa do “Sempre Um Papo Itabira” para falar a respeito do seu livro de contos “Faroestes”, que acaba de receber nova edição pela Companhia das Letras. A conversa ocorre de forma on-line, com transmissão pelo YouTube e Facebook do projeto, na terça-feira (19), às 19h, sob a mediação do jornalista Afonso Borges.
O “Sempre Um Papo Itabira” é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).
Publicado pela primeira vez em 2001, “Faroestes” reúne contos que pautam a criminalidade e a violência. As histórias apresentam situações duras e infelizmente comuns na sociedade brasileira, acostumada com as brutalidades narradas nos cadernos de polícia dos jornais. Os contos apresentam situações como a desumana atuação da polícia na periferia, o contrato de espancadores para dar uma lição em alguma pessoa, a corrupção e o suborno, a denúncia de um crime no noticiário da televisão.
Marçal Aquino, nascido em Amparo, no interior paulista, em 1958, é um importante nome da literatura brasileira contemporânea. Ele é autor de livros de contos como “Miss Danúbio” (1994) e “O amor e outros objetos pontiagudos” (1999) -; de romances como ”O invasor” (2002), “Cabeça a prêmio” (2003) e “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios” (2005) os três adaptados para o cinema; e além de títulos infantojuvenis.
Deixe um comentário