Alunos da Una Itabira apresentam trabalhos em Mostra de Extensão nesta quarta-feira (29)

Nesta quarta-feira (29) acontece a Mostra de Extensão do Centro Universitário Una Itabira. Durante o evento serão apresentados os trabalhos realizados durante o semestre. A mostra é uma oportunidade para a população conhecer um pouco mais sobre as propostas ligadas à extensão universitária. O evento, aberto ao público, se inicia às 19h. Durante as práticas extensionistas, os alunos realizam pesquisas, planejamento de atividades e ações de intervenções na comunidade.

Para a professora dos cursos da área de saúde, pedagogia e medicina veterinária da Una Itabira, Cristina Maria de Souza, os projetos prezam pelo compromisso com a inclusão, acessibilidade e empregabilidade. “Os projetos de extensão universitária são essenciais para uma formação acadêmica de qualidade. Além disso, é uma oportunidade de executar atividades na comunidade e colocar em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula. O protagonismo dos alunos no planejamento e na execução das atividades é um diferencial da extensão em nossa unidade”, pontua.

Os projetos atendem os cursos da área da saúde e também de humanas. Na Agropecuária, por exemplo, será apresentado o Projeto de Desenvolvimento do Produtor Rural e os cuidados que médico veterinário proporciona ao ser humano, aos animais e ao meio ambiente. Por meio do projeto “Investigação Laboratorial: da teoria à prática”, ministrado pela professora Cristina Garcia, Weliton Monteiro, aluno do 3º período do curso de Farmácia desenvolveu com colegas um sistema de acompanhamento a pacientes portadores de Diabetes Mellitus Tipo Dois.

A proposta é acompanhar os resultados da glicemia capilar diária desses pacientes, e orientá-los quanto ao uso correto da dosagem de insulinas, uso dos insumos e dos medicamentos via oral. Essas e outras ações de intervenção oportunizam aos estudantes a interação com a comunidade, troca de conhecimento e prestação de serviço de qualidade. Para Weliton, esse processo humanizado, contribui muito para o aprendizado.” Os projetos de extensão nos preparam para atendermos as demandas sociais e culturais que completam nossa formação. Temos a possibilidade de unir o conhecimento teórico à prática”, conclui.

Durante a mostra serão apresentados projetos como, Técnicas da Massoterapia para alívio da dor; Conhecimento sobre os tipos de dor: Mental, Física, Cinesiofobia e os exercícios que amenizam estes traumas, como a utilização da Aromaterapia e Óleos Essenciais; Mini-palestras sobre métodos contraceptivos e Violência contra a Mulher; Análise da pele e a importância de se utilizar o protetor solar; Orientações sobre algumas doenças que nos acometem (anemia, dengue e diabetes); apresentação sobre a Escovação Infantil e Higiene Bucal e exposição de maquetes que foram desenvolvidas pelos alunos do curso de Arquitetura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *