Sindicato Metabase e Aposvale recebem assistidos para consulta sobre antecipação de superávit

Até essa sexta-feira (24), está sendo realizado no Sindicato Metabase, na Aposvale Itabira e de todo o Brasil, assim como o Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Ferroviárias (Sindfer) do Espírito Santo e de Minas Gerais (Sindfer ES/MG), a consulta aos assistidos sobre a distribuição do superávit da Valia. A participação dos aposentados e pensionistas da Vale é considerado de extrema importância, já que atualmente o Fundo de Pensão paga 25%, mesmo com reserva de pelo menos 60 vezes o valor da parcela, com pagamento garantido por pelo menos cinco anos.

A Aposvale (Associação de Aposentados, Pensionistas, e Empregados das Empresas Patrocinadas pela Valia – Regime Próprio de Previdência Social da Vale S/A), o Sindfer e o Metabase Itabira, solicitaram a seguinte mudança: ao invés da reserva de cinco anos desta parcela, a Valia passaria a ter uma reserva de quatro anos, ou seja, 48 meses, assim, haverá uma sobra que poderá ser paga como abono. A redução do provisionamento vai garantir abonos maiores, equivalentes a três vezes o valor mensal do benefício líquido de contribuição.

Para que esta mudança aconteça, a Valia está exigindo a aprovação de pelo menos metade, mais um, dos aposentados e pensionistas do plano Benefício Definido (BD). Até dia 10 de julho foram somados 14.929, entre aposentados, pensionistas e ativos, ou seja, será necessária a participação de 7.465 pessoas. A votação com uma pergunta objetiva começou segunda-feira (20). O pleito não é obrigatório, mas garante a decisão mais democrática. Além de presencial, a escolha pode ocorrer virtualmente, pelo site da Valia, aplicativo, ou mesmo pelo telefone: 0800 591 6184 (24h/dia).

“Um superávit melhor será possível com duas situações: participação de metade mais um dos assistidos, ou seja, a maioria dos votos para a opção um (redução para 48 meses). Esta ação vai viabilizar pagamento de abonos maiores a partir de uma reserva mínima de 48 meses, ao invés dos 60 meses atuais. Com isso, são grandes as chances dos assistidos do plano BD receber já em outubro de 2022, abono de até três salários e nos próximos anos terem suas chances aumentadas para receberem suplementações maiores,” disse André Viana, presidente do Sindicato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *