Sebrae apura que confiança dos pequenos negócios mineiros reduziu

A confiança dos donos de pequenos negócios de Minas Gerais declinou em maio, fechando em 114 pontos, sete a menos do que o registrado em abril. De acordo com a pesquisa Índice Sebrae de Confiança dos Pequenos Negócios (Iscon), tanto a avaliação dos empreendedores sobre o momento atual das suas atividades, quanto as expectativas para o médio prazo pioraram. A pesquisa ouviu 1.001 participantes entre quatro e 13 de maio.

O Índice de Situação Recente (ISR), que mede a percepção dos empreendedores sobre suas atividades nos últimos três meses, caiu quatro pontos (de 85 para 81). Já o Índice de Situação Esperada (ISE), que reflete as expectativas dos empreendedores em relação ao trimestre seguinte, ficou em 131 pontos, oito abaixo do registrado em abril.

Como o ISE tem peso dobrado na composição do Iscon, a piora das expectativas dos empresários em relação ao curto prazo ajuda a entender a queda do índice em maio. “Os efeitos da inflação elevada e dos juros altos devem impactar a economia no próximo semestre e podem estar exercendo essa influência negativa na confiança dos empreendedores”, avalia a analista do Sebrae Minas Paola La Guardia.

A analista também reforça que, durante o primeiro trimestre deste ano, embora o Produto Interno Bruno (PIB) brasileiro tenha crescido, os investimentos produtivos caíram 3,5%, afetando o crescimento no longo prazo.  “Menos investimentos, menos qualificação, produtividade e inovação”, acrescenta Paola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *