Vale comemora 80 anos em sua “cidade berço”

Ao completar 80 anos de história em sua “cidade berço”, a Vale reafirmou compromisso com Itabira, com a construção de planejamento visando o desenvolvimento sustentável da cidade, em parceria com a Prefeitura Municipal, em modelo de cogestão, mirando o fortalecimento e a diversificação da economia, por meio de estratégias de curto, médio e longo prazo, pensando no futuro pós-mineração. A elaboração desse plano de sustentabilidade está em fase de consolidação.

Em comemoração aos seus 80 anos, a Vale promoveu, neste sábado (18), um grande encontro com a comunidade de Itabira, regido pela Orquestra Ouro Preto, no Parque da Água Santa. O concerto The Beatles desembarcou na cidade para única apresentação com mais de duas horas só com clássicos da banda britânica sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo. A Orquestra é patrocinada pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

“Estamos muito próximos de abrir esses projetos para a comunidade e colher as opiniões da sociedade. O mais importante é que tudo isso está sendo construído com um pensamento que vai muito além da atual gestão. Não é um projeto de governo, mas um planejamento para o presente e para o futuro. Estamos falando em 50 anos, em um grande case de sucesso de uma cidade mineradora que se planeja para ser sustentável”, disse o prefeito, Marco Antônio Lage.

O trabalho é acompanhado por uma consultoria especializada disponibilizada pela Vale para identificar as vocações do município, e auxiliar o poder público nessa construção. Para definição dos projetos, foram levadas em consideração áreas com forte impacto no desenvolvimento econômico e social, como: saúde, educação, mobilidade urbana, meio ambiente, habitação popular, erradicação da pobreza, e infraestrutura, além da diversificação econômica.

O planejamento sustentável vai atender as demandas do município, assegura Daniel Daher, gerente executivo do Complexo Itabira da Vale. “O objetivo é identificar a vocação de Itabira e construir estratégias de curto, médio e longo prazo para apoiar o desenvolvimento socioeconômico do município pós-mineração,” revela o executivo da mineradora. Algumas das ações já estão em execução.

Parte dos recursos será destinada à implantação da captação do Rio Tanque, que prevê a construção de uma adutora com capacidade de 600 litros por segundo (l/s) para abastecimento da cidade, além de uma Estação de Tratamento de Água (ETA). Na área educacional, Vale e Universidade Federal de Itajubá (Unifei), oficializaram parceria para apoiar a cidade a se tornar um polo de educação, inovação, e tecnologia, referência no Estado.

Fotos: Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *