Escolas de Itabira recebem projeto “Sabor Alimenta”

Teve início nesta sexta-feira (10) o projeto “Sabor Alimenta”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para instruir a comunidade escolar sobre a importância da alimentação saudável nas escolas. A orientação ainda esclarece o que rege a legislação preconizada pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Por meio da iniciativa, uma nutricionista da Prefeitura irá percorrer as escolas municipais e levar a correta orientação.

“Os agricultores da região fornecem boa parte das nossas refeições. Com isso, conseguimos retirar do nosso cardápio alimentos processados, como a salsicha; alimentos ricos em açúcar, como os achocolatados; e industrializados, como o extrato de tomate. Porque o que nós queremos é oferecer uma alimentação mais saudável, seguindo a legislação, para que os alunos estejam bem nutridos e tenham melhor rendimento escolar”, explica a nutricionista responsável pelo projeto.

O trabalho é desenvolvido pela nutricionista Cleisiane Ruthe da Silva. Nesta sexta a profissional iniciou as atividades no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Batistina Pereira, no bairro São Francisco. As atividades de educação nutricional acontecem com frequência nas escolas da rede municipal e as crianças têm uma boa aceitação com o novo cardápio mais saudável. “A aceitação das crianças tem sido ótima, a gente faz o teste aceitabilidade e o consumo per capita tem sido cada vez mais alto e isso é sinal que o nosso cardápio é bem aceito”, finaliza Cleisiane.

Na Escola Municipal Matilde Menezes, no bairro Conceição, a diretora Fernanda Altoé ressalta a importância da alimentação escolar para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. “Muitos de nossos alunos são de vulnerabilidade social, então a principal refeição que eles têm é aqui na escola. A diversidade no cardápio é muito legal e com a agricultura familiar os alimentos que chegam aqui são de qualidade, ricos em vitaminas e bem frescos. A gente vê a importância de a introdução alimentar com a variedade do cardápio”, destaca a diretora.

Com todo este trabalho realizado em cadeia por profissionais dedicados o resultado é aluno bem alimentado e pronto para aprender. A refeição é preparada com muito carinho pelas cantineiras, responsáveis por fazer e servir a alimentação. “Eu faço com muito amor a comida para os meus meninos, aqui não falta o arroz, o feijão e o carinho. Estou aqui na escola desde fevereiro e todos os dias a minha alegria é ver os alunos comendo com gosto o alimento que preparo”, fala a cantineira Cindilaine Alves Gomes, da escola Matilde de Menezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *