Saae se desliga da Arsae-MG e migra para outra agência reguladora

Filiação à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira (Saae) se filiou, em maio, à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG). Profissionais da instituição estiveram na cidade nessa segunda-feira (7) e conversaram com a direção e técnicos da autarquia. Antes, a autarquia estava ligada a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG).

Gleice Guimarães falou sobre a política de atuação da Arisb-MG, destacou a participação efetiva da agência e falou das próximas visitas técnicas que acontecerão no município. “Temos uma política de ser mais atuante nos municípios regulamentados, é uma forma de buscarmos sanar as não conformidades em parceria com as empresas de saneamento e os municípios”, destacou.

Para Karina Lobo, o perfil participativo da agência é de extrema importância para o Saae Itabira.  “O papel da agência é normatizar e fiscalizar os serviços de água e de esgoto e solicitar adequações ao prestador de serviço. Para o Saae Itabira, que está trabalhando para buscar a excelência nos serviços prestados, é de grande valia termos essa parceria”, disse a diretora-presidente.

Karina Lobo

Estiveram em Itabira a diretora-geral da Arisb-MG, Gleice Guimarães, o diretor administrativo, Arley Silva, e o diretor técnico-operacional, Filipe Woods. “Nós da Arisb estamos engajados a orientar e ajudar os agenciados a chegarmos nessa meta”, revelou o diretor técnico-operacional da Arisb-MG. A reunião ainda tratou dos desafios do Novo Marco do Saneamento Básico.

“Com a extensa zona rural do município, é positivo ver Itabira já se adequando às metas propostas na Lei Nacional de Saneamento Básico e no Novo Marco do Saneamento Básico, sancionado em julho de 2020, que pretende garantir que no Brasil, até 2033, 99% da população tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto,” finalizou Filipe Woods.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *