Polícia Civil recupera mais de quatro toneladas de itens extraviados da Vale

A Delegacia Regional de Itabira iniciou, em novembro a Operação “A Anatólia”, com o objetivo de investigar responsáveis por furtos e roubos, a cabos de cobre e outros materiais metálicos e não metálicos na área da Vale. Ao longo do período, foram apreendidos cerca de 200 quilos do material. Em 2021, a atuação desta organização criminosa gerou prejuízo de aproximadamente R$ 50 milhões a mineradora. Entre os investigados, destacam-se quatro grupos, com clara divisão de tarefas, que atuam de forma estável e perene.

Alguns indivíduos furtam, outros roubam utilizando armas de fogo, com participação efetiva de receptadores, e até de empregados das prestadoras de serviço terceirizados da própria empresa, fornecendo informações privilegiadas. O nome da operação nos remete ao local onde, segundo registros históricos, foi encontrado pela primeira vez o bronze e o cobre, objetos da presente investigação do dia oito de junho: “A Anatólia”.

Na deflagração da operação foram cumpridos, nesta quarta-feira (8), pelo menos 18 mandados de prisão, e 28 de busca e apreensão, com a participação de aproximadamente 80 agentes da Polícia Civil lotados em diversas Delegacias Regionais, pertencentes ao 12º Departamento de Polícia Civil, além do apoio do helicóptero da instituição de segurança pública. No balanço mais recente, haviam sido apreendidas mais de quatro toneladas de itens roubados da Vale.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *