Lançamento oficial do Campeonato Amador “Eduardo Maluf”

Após três anos sem movimentação nos campos de várzea, a Prefeitura de Itabira e a Liga Itabirana de Futebol Amador (Lifa) lançam, nesta quarta-feira (8), o Campeonato Itabirano de Futebol Amador 2022 “Eduardo Maluf,” homenagem ao ex-jogador e ex-dirigente de Cruzeiro, Atlético-MG e Valério. O evento de apresentação terá o sorteio dos grupos, e acontecerá às 19h, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).

Reunião entre Lifa e Prefeitura de Itabira

Ao todo, serão 14 agremiações na categoria amadora, alguns também na sub-20 e master. A Prefeitura de Itabira firmou o termo de fomento para investir no campeonato durante a execução, até dezembro, no valor de R$ 212.454,44. De acordo com a gestora da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), Natália Lacerda, reativar um campeonato que começou de 64 anos, é retomar a tradição do esporte na cidade.

“Será uma oportunidade para muitos atletas da nova geração que ainda não puderam vivenciar essa energia de participar de um campeonato dessa magnitude. Além disso, também será momento de ampliar as discussões sobre o acesso ao esporte e a necessidade de olharmos para os nossos equipamentos esportivos, que recebemos sucateados”, ressalta a secretária.

Ainda, segundo ela, 12 campos de futebol serão revitalizados para que os clubes tenham acesso a estruturas dignas para a realização de atividades e torneios, investimento histórico no amador. Deste total, nove gramados já estão em fase de recuperação. O campeonato ainda contará com a zona rural, com partidas realizadas nos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo.

“A concretização de um sonho, milimetricamente pensado. O esporte é essencial para a formação humana por proporcionar saúde, lazer e bem-estar. Nós da Lifa estamos satisfeitos com o envolvimento da Prefeitura de Itabira, que tem sonhado junto com a gente, para retomar o legado do Amador e, claro, incentivar a retomada das famílias no campo após três anos sem a competição”, destaca o presidente da Lifa, Ricardo Freitas.

Eduardo Maluf

O homenageado “Eduardo Maluf”, natural de João Monlevade, jogou futsal no Valeriodoce Esporte Clube (VEC), como goleiro. Passou a gerente de futebol e depois presidente, mandato 1993-1997. Foi descoberto, por Zezé Perrela, ex-dirigente do Cruzeiro, que o levou para o clube. Depois, foi para o rival Atlético-MG, onde permaneceu como Diretor de Futebol até o falecimento, em oito de junho de 2017, aos 61 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *