Aproximadamente 54% dos empresários precisam de crédito para vendas

Para conseguir promover os seus produtos e serviços a fim de ampliar as vendas neste Dia dos Namorados, 54% dos empresários entrevistados pela Boa Vista, em sua Pesquisa Perspectiva Empresarial, disseram que irão recorrer a crédito. Uma queda de 24 pontos percentuais na comparação com o estudo realizado ano passado, quando 78% dos entrevistados informaram que recorreriam a crédito para estimular as vendas na data. Para Flávio Calife, economista da Boa Vista, esse movimento é justificável, dado que o custo do crédito hoje está muito mais elevado do que um ano atrás.

Em junho de 2021 a taxa básica de juros, Selic, estava na casa dos 3,50% e agora está na marca de 12,75%, podendo ainda subir na próxima reunião do Copom, prevista para os dias 15 e 16 de junho. Dos que em 2022 irão buscar crédito para tentar vender mais, 79% informaram que recorrerão as linhas de crédito de bancos. Um aumento de 19 pontos percentuais, já que em 2021, 60% informaram que recorreriam a essas instituições financeiras. Família (13%), Financeira (4%), Amigos (4%) foram as outras opções indicadas.

“É importante lembrar que no ano passado 17% daqueles que buscaram crédito recorreram à ‘Família’ e essa queda de um ano para o outro também tem explicação. Os juros subiram na tentativa de conter o avanço da inflação, que ainda não cedeu, e o poder de compra das famílias foi impactado pelas pressões inflacionárias, que não foram poucas e que também atingiram itens básicos da cesta de consumo, como alimentos e combustíveis. Com menos renda disponível, naturalmente ficou mais difícil recorrer a esta fonte”, analisa o economista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *