Profissionais da Educação de Itabira se capacitam em controle emocional

Começou nessa sexta-feira (3), na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), o programa “Fluir das Emoções,” iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) pensada para fortalecer a resposta psicológica dos profissionais, pós período mais crítico da pandemia. A formação conta com 40h de aprendizado e vai até o mês de dezembro, com programação dividida em encontros presenciais e remotos, através da Aprender Editora. Cerca de 900 profissionais da rede municipal de ensino estão participando do processo.

Edilamara Figueiredo

“Muitos vieram até nós pedir socorro, pois não estavam sabendo lidar com o novo que estamos vivenciando. Assim, pensamos em ver algo que abrangesse o máximo de pessoas possível e que tratasse as emoções de cada um deles. Descobrimos o material de uma editora e vimos que seria providencial para acompanhar toda a rede da Educação. Este será um apoio, um acolhimento para todos que estão sofrendo com este momento”, comentou a diretora de Acompanhamento Didático-Pedagógico, Edilamar Lage Figueiredo.

Laura Souza

“O trabalho dos professores é extremamente complexo, todos os dias precisamos pensar em inovações pedagógicas, lidar com vários alunos ao mesmo tempo, mediar conflito, lidar com dificuldades de aprendizado e a desmotivação dos estudantes. Tudo isso nos leva a pensar em estratégias para lidar com esses desafios. São muitas as pressões do dia-a-dia e, por consequência, nossa saúde mental fica prejudicada. Esse programa oferece acolhimento, para buscarmos juntos, um ponto de equilíbrio”, disse a titular da SME, Laura Souza.

Gabriel Quintão

O secretário Municipal de Administração, Gabriel Quintão, destacou a importância da formação neste momento onde os profissionais precisam de estímulo para lidar com os prejuízos que a pandemia causou em todas as áreas. “Os temas aqui tratados são essenciais para os desafios que o nosso país enfrenta, principalmente na área da Educação. Sabemos dos impactos que a pandemia trouxe para o nosso país, e que vocês ainda estão vivendo na pele, como a qualidade de ensino foi comprometida,” destacou na abertura da cerimônia.

Alexandra Mourão e Déborah Fabrício

Com uma dinâmica motivadora e diferenciada as psicólogas Alexandra Mourão e Déborah Araújo, responsáveis pelo desenvolvimento do programa, iniciaram o encontro falando sobre todo o processo de trabalho do “Fluir das Emoções”. O material utilizado no programa é baseado em três temas: “Cérebro e as Emoções”; “Sua Melhor Versão” e “Eu, Eu com o outro, e Eu com o Grupo”. “Para retomar a educação desejável, só se faz com reconhecimento valorização dos profissionais e um trabalho em conjunto de todos os setores”, concluiu Gabriel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *