Começou nessa sexta-feira (3), na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), o programa “Fluir das Emoções,” iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) pensada para fortalecer a resposta psicológica dos profissionais, pós período mais crítico da pandemia. A formação conta com 40h de aprendizado e vai até o mês de dezembro, com programação dividida em encontros presenciais e remotos, através da Aprender Editora. Cerca de 900 profissionais da rede municipal de ensino estão participando do processo.
“Muitos vieram até nós pedir socorro, pois não estavam sabendo lidar com o novo que estamos vivenciando. Assim, pensamos em ver algo que abrangesse o máximo de pessoas possível e que tratasse as emoções de cada um deles. Descobrimos o material de uma editora e vimos que seria providencial para acompanhar toda a rede da Educação. Este será um apoio, um acolhimento para todos que estão sofrendo com este momento”, comentou a diretora de Acompanhamento Didático-Pedagógico, Edilamar Lage Figueiredo.
“O trabalho dos professores é extremamente complexo, todos os dias precisamos pensar em inovações pedagógicas, lidar com vários alunos ao mesmo tempo, mediar conflito, lidar com dificuldades de aprendizado e a desmotivação dos estudantes. Tudo isso nos leva a pensar em estratégias para lidar com esses desafios. São muitas as pressões do dia-a-dia e, por consequência, nossa saúde mental fica prejudicada. Esse programa oferece acolhimento, para buscarmos juntos, um ponto de equilíbrio”, disse a titular da SME, Laura Souza.
O secretário Municipal de Administração, Gabriel Quintão, destacou a importância da formação neste momento onde os profissionais precisam de estímulo para lidar com os prejuízos que a pandemia causou em todas as áreas. “Os temas aqui tratados são essenciais para os desafios que o nosso país enfrenta, principalmente na área da Educação. Sabemos dos impactos que a pandemia trouxe para o nosso país, e que vocês ainda estão vivendo na pele, como a qualidade de ensino foi comprometida,” destacou na abertura da cerimônia.
Com uma dinâmica motivadora e diferenciada as psicólogas Alexandra Mourão e Déborah Araújo, responsáveis pelo desenvolvimento do programa, iniciaram o encontro falando sobre todo o processo de trabalho do “Fluir das Emoções”. O material utilizado no programa é baseado em três temas: “Cérebro e as Emoções”; “Sua Melhor Versão” e “Eu, Eu com o outro, e Eu com o Grupo”. “Para retomar a educação desejável, só se faz com reconhecimento valorização dos profissionais e um trabalho em conjunto de todos os setores”, concluiu Gabriel.
Deixe um comentário