Apesar das doenças do sistema digestivo serem bastante comuns e popularmente conhecidas, ainda há alguns mitos disseminados sobre elas. O gastroenterologista Quelson Coelho ponderou sobre alguns mitos e verdades sobre doenças do aparelho digestivo. Uma delas que a cirrose é causada apenas pelo alcoolismo, que não procede. Qualquer coisa que machuque o fígado, causando inflamação por alguns anos pode causar a cirrose.
Para doutor Quelson, o leite não melhora em nada a gastrite. O que acontece é que quando bebemos algum líquido, não só o leite, e enchemos o nosso estômago, acabamos diluindo o ácido que está presente no estômago e, então, os sintomas da gastrite podem aliviar momentaneamente. A gastrite em sua definição é uma inflamação no estômago, e se essa inflamação ficar alguns anos persistindo sem tratamento pode causar uma úlcera no estômago e, em algumas pessoas, pode evoluir para câncer.
A mastigação estimula a produção de ácido no estômago e, o estômago entende que vai chegar algum alimento e por isso ele produz ácido. Quando se mastiga o chiclete, por exemplo, o estômago vai aumentar muita produção de ácido, mas sem alimentos, esse ácido pode machucar o órgão. Alguns alimentos podem piorar a gastrite ou até mesmo causá-la. Produtos processados, industrializados, muito gordurosos e até mesmo ácidos podem aumentar a inflamação no estômago levando a uma piora da gastrite.
A automedicação pode levar à cirrose. Porque alguns remédios são maléficos para o fígado e podem causar uma hepatite aguda e, em alguns casos, o uso crônico de medicamento pode causar cirrose no fígado. E a crença que se algum alimento no chão, for recuperado em cinco segundos, não causaria mal nenhum, é mito. Por que pode ser contaminado por vírus e bactérias. O recomendado é nunca ingerir alimentos que caíram no chão.
Deixe um comentário