Como digitalizar pequenas lojas

O varejo brasileiro presenciou um crescimento de 57% no fluxo de visitas em lojas físicas, em índice anual acumulado de março de 21 a ao mesmo período deste ano. Os dados são da última edição do IPC (Índices de Performance de Varejo), com chancela da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Paralelamente, o comércio eletrônico faturou R$ 161 bilhões em 2021, 113,9% a mais que em 2019.

No comércio, a digitalização pode corresponder à criação de novas lojas nativas digitais, lojas com tradição no mercado físico que expandiram a atuação para o e-commerce ou, até mesmo o uso de tecnologias digitais nos processos organizacionais de lojas que atuam exclusivamente no varejo físico. Nesse sentido, se acredita que as tecnologias digitais, alinhadas aos processos físicos, podem gerar mais sucesso aos pequenos varejistas.

Um exemplo é a solução oferecida pela empresa, que integra centrais de negócios. Elas reúnem empreendedores com objetivo de ganhar competitividade e ter mais chance de crescimento, além de acesso a novos mercados por meio da compra conjunta. O modelo de trabalho que se encaixa no cooperativismo é, certamente, um atrativo para empresas que almejam unir forças em prol do mesmo objetivo.

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