Na Acita, André Viana propõe sugerir a Vale priorizar comércio local

Nesta sexta-feira (20) a Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) realizou em sua sede, a reunião ordinária do mês de maio, contando com a presença dos membros da diretoria, novos empresários associados, e também, do presidente do Sindicato Metabase, André Viana. Convidado pela presidente Cássia Menezes, ele apresentou aos presentes o estudo econômico do município.

André Viana

O estudo foi elaborado pelo Instituto Latino de Estudos Socioeconômicos (ILAESE), em março de 2020. O documento analisa as finanças públicas do município, com base em dados disponibilizados através do Tesouro Nacional, e pelo Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, e comprova uma absoluta dependência da atividade minerária. O estudo também aponta que apesar da melhoria nos repasses municipais oriundos dos royalties da mineração (CFEM), ainda há dependência econômica.

No contexto, as exportações de minério de ferro em Itabira não retomaram os índices verificados antes da crise econômica de 2013. Entre os diversos pontos de sua fala e apresentação do estudo, o sindicalista, ao fim da reunião, se comprometeu em viabilizar uma reunião com o Setor de Compras e Suprimentos da Vale, visando priorizar os comerciantes locais, dentro do processo de compras da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *