“Se essa rua fosse minha” será realizado neste domingo (15) no bairro Gabiroba

Neste domingo (15) a população do bairro Gabiroba recebe a equipe da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) para mais uma edição do programa “Se essa rua fosse minha”. Com uma programação diversificada, além de atividades esportivas, artísticas e de recreação para toda a família, o evento acontece das 9h às 14h, em frente ao Ginásio Poliesportivo. A iniciativa visa oferecer recreação à população da cidade, difundindo o lazer como vivência lúdica, além de promover o desenvolvimento pessoal, cultural e social para contribuir com uma melhor qualidade de vida.

De acordo com a gestora da SMELJ, Natália Lacerda, a intenção é levar o projeto a vários bairros de Itabira com a participação de toda a comunidade. “Esse projeto foi idealizado na perspectiva de construir propostas junto às comunidades e realizar essas atividades em cada bairro de Itabira. Temos várias outras comunidades que vamos visitar ainda este ano. O movimento irá identificar e dar protagonismo às comunidades em seus diversos talentos, já que as atividades que compõem a programação são realizadas com pessoas da própria comunidade. É interessante que as pessoas de outros bairros visitem o Gabiroba e conheçam o projeto”, diz Natália Lacerda.

O programa foi lançado oficialmente em abril, com a participação de um público estimado em mais de 500 pessoas, no Espaço Multiúso Etelvino Avelar, no bairro Esplanada da Estação. A primeira edição reuniu crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que buscam qualidade de vida com diversão e entretenimento. As ações do programa são desenvolvidas em duas modalidades, contando com a participação da comunidade e eventos mensais realizados pela SMELJ, chamados de macro eventos. “Se essa rua fosse minha” é uma releitura das atividades de rua de lazer no município.

As atividades disponibilizadas têm caráter lúdico e recreativo. A intenção é realizar o programa em espaços públicos, com acesso livre da população, como praças, ruas, campos de futebol, parques, escolas, dentre outros. Sempre de forma gratuita para todo público, o programa irá capacitar e treinar a comunidade para desenvolver as atividades juntamente com a SMELJ. As ações são planejadas, com organização em três vertentes: treinamento de lideranças, empréstimo de material e fechamento de rua aos domingos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *