Cemig: 16 projetos foram aprovados na Chamada Pública de Eficiência Energética

A Cemig divulgou terça-feira (10), resultado da sua Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética 2021, que aprovou 16 propostas para a melhoria das instalações, contemplando a substituição de equipamentos ineficientes por outros mais eficientes, e a instalação de fontes de geração incentivadas, conforme as regras estabelecidas no edital. O valor total captado com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) Cemig para esta Chamada de foi R$ 13.645.306,62 e foram aprovados projetos de iluminação interna e iluminação pública, troca de motores, sistema fotovoltaico e condicionamento ambiental.

Segundo a engenheira de eficiência energética Aline Pimenta Martins, da Cemig, a redução do consumo de energia elétrica e a redução da demanda no horário de ponta para o sistema elétrico são os principais benefícios da Chamada Pública, além da disseminação dos benefícios da eficiência energética. “O chamamento propicia uma oportunidade para que o cliente proponha melhorias que permitam as soluções adequadas à redução do consumo e de gastos com a energia elétrica, impactando também na sua fatura de energia”, explica.

Nos últimos chamamentos, a Cemig recebeu propostas que resultaram no retrofit da iluminação, incluindo a iluminação pública, de equipamentos de ar-condicionado, de motores e de equipamentos de lavanderia hospitalar, bem como a instalação de sistema de aquecimento solar de água e implantação de sistemas fotovoltaicos. Ainda de acordo com a engenheira, iniciativas que contribuem para a promoção de tecnologias mais modernas e eficientes, como fontes limpas de geração de energia, se tornam mais acessíveis à sociedade por meio da Chamada Pública, ajudando a democratizar essas inovações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *