Itabira flexibiliza exigência de máscaras para proteção facial

O uso de máscaras em Itabira deixará de ser obrigatório em ambientes fechados a partir de domingo, 1° de maio. A decisão foi tomada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta sexta-feira (29) e converge com a deliberação da Secretaria de Saúde de Minas Gerais em relação à pandemia da covid-19. Para a segurança da população, a desobrigação do uso de máscara teve como embasamento o cenário epidemiológico favorável da cidade.

Em alguns locais, o uso ainda será obrigatório, como em ambientes hospitalares e unidades de saúde de Itabira, municipais ou não. Além disso, tanto no transporte coletivo quanto no escolar, a máscara ainda será obrigatória. O mesmo vale para as respectivas estações de embarque e desembarque, como é o caso da rodoviária. Para os pacientes com comorbidades, a orientação é o uso de máscara de proteção mediante a indicação médica.

O uso de máscaras permanece obrigatório para profissionais e alunos que frequentam todos os ambientes das escolas municipais, estaduais e particulares que atendem crianças menores de 12 anos de idade, uma vez que esse público ainda apresenta baixa adesão da segunda dose da vacina contra a covid-19. Hoje, 82,11% das crianças dessa faixa etária receberam a primeira dose. Entretanto, apenas 26,71% receberam a segunda dose, conforme os dados do Painel Vacinômetro do Estado.

“Trabalhamos muito para garantir esse cenário que aponta para uma tendência de queda e estabilidade em baixos níveis dos indicadores epidemiológicos, como a taxa de transmissão do coronavírus”, reforçou a gestora da SMS, Clarissa Santos Lages. Segundo ela, outro fator importante e que legitima a decisão é o avanço da cobertura vacinal. De acordo com o Painel Vacinômetro do Estado, 79,94% da população de Itabira já recebeu a primeira dose da vacina, 69,02% segunda dose e dose única, 61,33% o reforço (3° dose) e 1,77% o segundo reforço (4° dose).

A taxa de transmissão (RT) no município, segundo levantamento do dia 19 de abril, segue abaixo de um. Boletim epidemiológico desta sexta-feira aponta que não há pacientes itabiranos internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou enfermaria. A última morte no município provocada pela covid-19 foi no início de março. O decreto com a atualização das regras de uso de máscara e a nota técnica da Secretaria de Saúde que orienta sobre os novos comportamentos serão publicados no Diário Oficial deste sábado, dia 30.

Vale ressaltar que a apresentação de testes com resultado negativo para a covid-19 ou comprovante de vacinação para eventos também passam a ser facultativos. Ademais, os velórios em cemitérios públicos deixarão de ter limite de pessoas. A SMS seguirá com o acompanhamento diário dos números da covid-19 na cidade e, caso necessário e com base em evidências científicas, medidas serão prontamente adotadas.

Neste sábado (30), acontece em Itabira o Dia D de Mobilização Social com imunização dos grupos prioritários contra a Influenza e sarampo, além da covid-19. A ação da Secretaria Municipal de Saúde visa ampliar o número de vacinados com os dois imunizantes e ter uma maior cobertura. A vacinação estará disponível nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde funciona o Programa de Saúde da Família (PSF), e na Policlínica Municipal Virgílio José Gazire, com atendimento no horário de 8h às 17h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *