No sábado (30), acontece o Dia D de Mobilização Social com imunização dos grupos prioritários contra a influenza e sarampo. A ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) visa ampliar o número de vacinados com os dois imunizantes, e ter uma maior cobertura. A vacinação estará disponível nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde funcionam o Programa de Saúde da Família (PSF), e na Policlínica Municipal Virgilio José Gazire, entre 8h e 17h. Na data serão contemplados os idosos, a partir de 60 anos, com vacinação somente contra a influenza.
Já os trabalhadores da Saúde e as crianças de seis meses a seis anos incompletos, serão imunizados contra a gripe e sarampo. De acordo com o Ministério da Saúde a meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário na campanha da Influenza e 95% das crianças contempladas na campanha do sarampo, esses dados são relativos a todo período da campanha que teve início em quatro de abril e vai até o três de junho. Para a vacinação é obrigatório o uso de máscara.
A SMS informa que no dia D de vacinação ainda poderão ser vacinados contra a covid-19, idosos a partir de 70 anos, que ainda não receberam a quarta dose de reforço. É necessário apresentar também cartão de vacina, documento com foto, CPF e cartão SUS. A imunização contra o sarampo deve-se ao grau de infecção e transmissibilidade, além de extremamente contagiosa, podendo evoluir para óbito, mais especificamente em crianças menores de um ano. A gripe é considerada doença grave que causa danos à saúde e pode ser fatal, principalmente, para os grupos de alto risco e idosos.
Deixe um comentário