A busca dos consumidores brasileiros por crédito teve alta de 26% em março na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Os dados do Indicador de Demanda por Crédito da Serasa Experian revelaram que todas as faixas de renda marcaram expansão. O destaque ficou para as pessoas que recebem até R$ 500 mensais, com aumento mais expressivo, de quase 31%.
De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o aumento mais expressivo da busca por crédito para aqueles que têm as menores faixas de renda evidencia como o recurso vem sendo utilizado por este público. “O crédito não é apenas uma ferramenta para financiar projetos maiores como imóveis ou veículos,” explica Luiz Rabi.
Ainda na análise anual (março de 2021 em comparação com o igual período deste ano), todas as regiões brasileiras mostraram um cenário positivo frente à demanda por crédito. Em ordem decrescente estão: Norte (37%), Sul (27%), Centro-Oeste (26%), Nordeste (26%) e Sudeste (25%).
“Hoje, as pessoas, especialmente as de renda mais baixa, tendem a utilizar o recurso financeiro para custear itens básicos e conseguir fechar as contas no final do mês. Apesar da alta da taxa Selic, o consumo por necessidade ainda deve permanecer no país e as linhas de crédito têm ajudado a suprir esse modelo de gastos,” conclui o especialista.
Deixe um comentário