Itabira realizou Primeiro Encontro dos Autistas no sábado (2)

No sábado (2), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, foi realizado o Primeiro Encontro Municipal dos Autistas. O evento promovido pela Prefeitura de Itabira e Associação de Mães, Pais e Amigos de Autistas de Itabira (AMA), teve apoio da 52ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e ofereceu espaço para troca de experiências entre as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de compartilhar informações de saúde e assistência social. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realizou mutirão para emissão gratuita da Carteira de Identificação do Autista (CIA).

O encontro foi uma oportunidade para que os portadores do TEA que ainda não possuem o documento pudessem adquiri-lo. A CAI busca garantir atenção integral, prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial, nas áreas de saúde, educação e assistência social. O documento é válido em todo o município. De acordo com a Lei Federal nº 12.764/12, para todos os efeitos, a pessoa portadora de TEA é legalmente considerada pessoa com deficiência.

“Após a criação da carteira, é de conhecimento da Secretaria que a AMA irá ingressar no Conselho da Pessoa com Deficiência, uma conquista muito importante quando pensamos em articular políticas públicas de inclusão”, disse a gestora da SMAS, Nélia Cunha. “Estamos trabalhando juntos para criar melhores políticas públicas e atingir o nosso objetivo principal que é a saúde e o bem-estar dos itabiranos”, disse o vereador Bernardo Rosa. A SMAS emitiu em um ano mais de 70 carteiras.

A finalidade do encontro também foi criar um espaço de interação entre os pais e as crianças, considerando um ambiente seguro onde elas possam desfrutar do dia de conscientização. “O lugar do autista é em qualquer lugar! Aqui é o momento para que os pais interajam com outros que estão na mesma condição que eles. Foi muito prazeroso. Além disso, a emissão das carteiras é muito importante para a representação dos autistas e quantificar quantos autistas hoje vivem em Itabira,” revela Maria Helena, presidente da AMA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *