Estabelecida em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), dois de abril é lembrado como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Com o objetivo de difundir informações para a população sobre o assunto, reduzir a discriminação, e o preconceito para com as pessoas autistas. Aproveitando a simbologia da data, France Jane Elias Leandro, psicóloga cognitiva comportamental, e coordenadora do programa de autismo na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), fez reflexões sobre o tema.
A referência sobre o comportamento explicou no que se consiste o Transtorno do Espectro Autista (TEA) que se caracteriza, entre manifestações, seja por dificuldade de interação social, comunicação e atos repetitivos. “Embora algumas pessoas autistas, conseguem viver de forma independente, existem outras com necessidades de apoio no nível três, que precisam de atenção e apoio constante ao longo de suas vidas,” disse a especialista, psicóloga da Apae Itabira.
“As intervenções psicossociais baseadas em evidência, tais como terapia comportamental e programas de treinamento para pais, podem reduzir as dificuldades de comunicação e de comportamento social, promovendo uma melhor qualidade de vida das pessoas com TEA, e seus familiares. Este ano, o dia dois de abril tem como tema ‘Lugar de autista é em todo lugar!’ A Apae Itabira abraça esta causa, e te convida para que, juntos, a conscientização se torne mais efetiva,” concluiu France Jane .
Deixe um comentário