Trabalho veterinário vai além do cuidado com os animais, afirma coordenadora do curso da Una Itabira

No Brasil, a profissão do médico veterinário foi criada em 1918.  Mas, somente em 1946 que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estruturou a implementação das atividades de Saúde Pública que aplicam os conhecimentos e os recursos da medicina veterinária. Foi a partir dessa implementação que novas atribuições foram designadas para esse profissional como o controle de zoonoses, a higiene dos alimentos, os trabalhos laboratoriais, de biologia e as atividades experimentais.

“A profissão do veterinário tem um amplo espectro a ser trabalhado. Hoje, cada vez mais, a sociedade tem percebido como é importante e fundamental a figura desse profissional em toda a nossa civilização. Diante disso, o curso ofertado em nossa instituição proporciona essa visão 180º do mercado de trabalho dando ao estudante um conhecimento amplo”, analisa Bárbara Silveira Costa, coordenadora do curso de medicina veterinária da Una Itabira.

As principais atribuições do médico veterinário na Saúde Pública são o diagnóstico, o controle e a vigilância em zoonoses; realizar estudos comparativos da epidemiologia de enfermidades não infecciosas dos animais em relação aos seres humanos; intercâmbio de informações entre a pesquisa médica veterinária e a pesquisa médica humana; inspeção de alimentos e vigilância sanitária; atuando em algumas áreas que são exclusivas de sua profissão; desenvolvimento de estudos de problemas de saúde relacionados às indústrias de produção de alimentos de origem animal; entre outros.

Quem ama animais tem a tendência, quando jovem, de optar em seguir a carreira de médico veterinário para cuidar de cães, gatos, ou animais de grande porte. Mas, o médico veterinário desempenha, além desse papel fundamental de cuidar dos animais, um serviço importantíssimo para os seres humanos, buscando soluções para os inúmeros problemas que atingem a população. “O curso de medicina veterinária oferece ao estudante atividades práticas, para além do conhecimento em sala de aula. É prepará-lo para esse mercado tão amplo e riquíssimo em oportunidades”, ressalta Bárbara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *