O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) está ofertando mais uma especialidade: a cirurgia de catarata. Os procedimentos estão sendo oferecidos aos pacientes que possuem planos de saúde e são feitas pelo médico oftalmologista Bruno Miolo. Segundo ele, com especialidade em cirurgias de catarata pela Universidade de São Paulo (USP), e também em Doenças da Córnea e Cirurgia a Laser, pelo Hospital Universitário de Coimbra (HUC), em Portugal, a catarata é responsável por cerca de 48% dos casos de cegueira reversível no Brasil.
Ainda de acordo com médico cirurgião, a cirurgia de correção realizada pelo HNSD é rápida e moderna. Bruno Miolo explica que existem alguns critérios para a realização da cirurgia, como a baixa visão, acompanhada pelo envelhecimento do cristalino, que é a lente natural do olho. É justamente este envelhecimento e a opacificação que recebe o nome de catarata. Segundo o oftalmologista, pacientes em uso crônico de corticoide, diabéticos, com problemas renais crônicos e pessoas acima de 60 anos são acometidos pela catarata mais facilmente.
“A importância em ter o serviço de oftalmologia no HNSD é contar com profissionais com amplo currículo para resolução de patologias clínicas e cirúrgicas, bem como urgências oftalmológicas. O corpo clínico de oftalmologia do HNSD está sempre à disposição da população de Itabira e cidades da região”, ressaltou o médico. Para a gestão do HNSD, esse novo procedimento cirúrgico irá contribuir para a saúde de toda a região, já que muitos pacientes poderão operar os olhos de forma segura, mais próximo de onde moram, sem deslocar para grandes centros médicos, em outras cidades.
O provedor do HNSD, Márcio Antônio Labruna, comemorou a nova especialidade médica. “É mais um avanço para a medicina da nossa região. Com certeza, ofertar mais uma especialidade será uma oportunidade de fortalecermos a saúde em Itabira e contribuir para o bem estar da nossa população. Estamos nesta busca incansável de aumentar cada vez mais os nossos serviços, porque todos saem ganhando”, disse o provedor, que destacou que a cirurgia é uma das maiores demandas atualmente e a oferta do serviço no HNSD, mesmo que seja pelos planos de saúde.
Deixe um comentário