Guardas de Marujos aguardadas no Seminário – União das Tradições Congadeiras

Neste sábado (2), entre 12h e 18h no salão paroquial da Igreja da Saúde, será realizado o 1º Seminário – União das Tradições Congadeiras de Itabira. O evento é aberto ao público, membro ou não do movimento, e tem a finalidade de propagar os costumes religiosos ligados a Marujada e afins, para desmistificar mitos em torno das atividades, além de ampliar o conhecimento público das práticas em tradições de origem africana, ligadas a Igreja Católica. Serão abordados quatro temas nas palestras.

Logo na abertura do evento, o terço sagrado. Para em seguida, o seminarista Igor Henrique Barbosa, que também é marujeiro, palestrar sobre o Rosário, Arrebentado e Unido. “Muitas das vezes acontece da tradição quebrar, assim usamos o nome de Rosário Arrebentado. E a nossa ideia, é através do Igor, mostrar que a união pode acontecer”, disse o capitão da Guarda de Marujos Nossa Senhora da Saúde, José Geraldo Silva “Fizinho,” um dos organizadores do evento.

Também participa do Seminário, o Subdiretório dos Congadeiros – Regional de João Monlevade. “Nossa ideia é juntar todos os congadeiros e marujeiros de Itabira para mostrar nossa Guarda de Marujos. Instituição que quer trabalhar a união, para assim, levar nossa devoção em Nossa Senhora do Rosário, a todas as pessoas”, explica Fizinho. A organização solicita a inscrição para melhor organização do espaço físico, e do coffee break para os participantes.

O marechal das Guardas do Médio Piracicaba, Juarez Damião, vai proferir palestra sobre “a cultura e as tradições congadeiras”; encerrando a primeira parte do Seminário. Depois do intervalo, o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage vai abordar o tema: “relação interpessoal – trajetória profissional”; e no encerramento “projetos culturais” ministrada pelo palestrante Bonifácio Congadeiro, da cidade de Nova Era.

“Já passamos por muita resistência no passado, mas atualmente e de forma pessoal, tenho muito a agradecer ao padre Paulo Marcony da Igreja da Saúde, e o padre Mariano, da paróquia de Santo Antônio do bairro Gabiroba. Inclusive é lá que ensaiamos a cada quinze dias. O sentimento é da emoção, e que vem de família”, conta o capitão da Guarda de Marujos Nossa Senhora da Saúde, onde o membro mais jovem tem quatro anos, e a mais longeva 73.

Itabira conta com 12 grupos de marujadas. Na Guarda de Marujos Nossa Senhora da Saúde, são 45 membros. “O que interessar em participar da Guarda, basta me procurar, ou a presidente Antônia, ou a segunda capitã Lena, filhas de José Margarida, para passar regras, falar sobre instrumentos, cantos e uniforme”, finalizou Fizinho. Para participar do Seminário a inscrição prévia é pelo telefone: (31) 99869-2710, ou pelo email: institutonssaude@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *