Evento “Governo Sem Papel” mostra a importância de digitalizar processos

Aconteceu dia 23 de março, o evento “Governo Sem Papel”, para discutir e conscientizar sobre importância de soluções digitais e sustentáveis para cidades e empresas, em qualquer amplitude. O evento foi realizado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Centro Leste (CISCEL), com patrocínio da 1Doc e Licitar Digital. Colaboraram Prefeitura de Itabira, Câmara Municipal, e da Fundação Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) que cedeu o teatro para as palestras. Logo na abertura, o prefeito Marco Antônio Lage, e o presidente da Câmara, Weverton Santos Andrade “Vetão”, discursaram sobre a necessidade de ganhar agilidade em processos públicos através de ferramentas tecnológicas.

Nelia Tonelli

“Eu acredito que a gente conseguiu alcançar nosso objetivo com o evento, levando os pontos mais relevantes da nova lei de licitação, ao dar ponta pé inicial para incentivar a aplicação dessa legislação nos municípios. Pensar, planejar e se organizar, considerando a morosidade atual dos 12 municípios que integram o Consórcio. A intenção foi ajudar a avançar. Traz economia de 436 mil reais em processos de pregão de compra”, disse Nelia Tonelli, secretária-executiva do CISCEL. Um grupo com cerca de 200 pessoas participou pelo evento.

O “Governo Sem Papel” tem o propósito de aproximar gestões municipais e sociedade civil para promover e identificar mudanças fundamentais para a evolução positiva no âmbito da administração pública e prestação de serviços aos cidadãos. É um evento para pessoas que buscam conhecer ideias, desenvolver projetos de modernização e melhorar a produtividade das rotinas administrativas, sem desperdícios de recursos, ampliando o acesso a serviços de qualidade, transparentes e mais eficientes.

Thiago Pedra (D)

“A transformação digital é uma realidade, independentemente se o município tem mil habitantes, ou um milhão. O CISCEL é pioneiro na região, e desde 2020 vem se transformando, abandonando processos presenciais, como o papel, e passando para o processo eletrônico, com credibilidade, transparência e com muitos resultados positivos. A inovação digital é caminho sem volta. Espero que Itabira também se torne um polo mineiro de tecnologia”, destacou Thiago Leal Pedra, CEO da Licitar Digital, advogado militante em direito publico municipal.

A morosidade das tratativas, as longas filas de espera, a deficiência e má organização de dados e protocolos, a falta de acesso e garantia a direitos civis e políticas consistentes são alguns resultados da ineficiência da prestação de serviços públicos que afeta milhares de municípios no Brasil. Somado a isso, tem-se o movimento mundial de transformação digital, que cada vez mais impulsiona a necessidade de mudança do papel para o online, especialmente para reduzir impactos sociais, econômicos e ambientais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *