No “Seminário das Águas” lançamento do programa de preservação ambiental

Nesta terça-feira (22), ocorreu em Itabira o I Seminário das Águas, no auditório da Unifuncesi, com palestras e debates sobre o tema.  A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU),  lançou o programa “Águas de Itabira”. A iniciativa busca bonificar proprietários de terra que irão assumir o compromisso de cuidar e preservar o meio ambiente.

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, participou do evento e afirmou que o grande desafio de Itabira é garantir o fornecimento de água. “As nascentes precisam ser preservadas e os rios limpos, além da garantia de saneamento básico para a população. Estamos colocando de pé um programa mais moderno e com maiores capacidades. A água é um tema muito rico e é fundamental a sua discussão para o desenvolvimento humano, social e econômico. Água é tudo”, disse Marco Lage.

Para a diretora- presidente do Saae, Karina Lobo, o evento e o programa simbolizam inovações possíveis para o problema de desabastecimento. “A dificuldade da falta da água nós já sofremos diariamente, sabemos a dor dela. Aqui é o momento de comemorar as nossas vitórias. O Saae está se modernizando, estruturamos a coordenação especificamente para o tratamento das perdas, por exemplo. Estamos investindo muito nisso além do projeto do Rio Tanque, previsto para 2024”, reiterou a gestora da autarquia.

O secretário de Meio Ambiente, Denes Lott, também destacou que uma pequena parcela do recurso hídrico está acessível para consumo, apesar de um dos elementos mais abundantes da terra. “Água é direito humano e por isso nós chamamos atenção para a nossa cidade. Itabira tem água, contudo o acesso é dificultado. E com essa perspectiva que esse seminário é o primeiro de muitos, com grandes resultados”, disse Denes Lott. O edital de convocação do programa está disponível, clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *