Abertura da mostra “Identidade, Memória e Reexistência: Quilombos de Itabira”, quinta-feira (24)

O Museu Histórico receberá nesta quinta-feira (24), às 19h a exposição “Identidade, Memória e Reexistência – Quilombos de Itabira”. Na oportunidade será lançada a programação educativa sobre o tema quilombola. A mostra, produzida pela Diretoria de Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria Municipal de Governo (SMG), foi inaugurada em novembro do ano passado, na Fazenda do Pontal, como parte das comemorações da Semana da Consciência Negra e integrou a 8ª Jornada do Patrimônio de Minas Gerais.

Museu Histórico de Itabira

A exposição itinerante, que já esteve no paço municipal e no bairro João XXIII, apresenta 17 obras do fotógrafo Filipe Augusto sobre a realidade patrimonial e histórica dos quilombos Capoeirão e Morro Santo Antônio. Para a diretora de Promoção da Igualdade Racial, Nyara Crispim, o objetivo é que a coletânea de fotos ocupe os espaços expositivos de Itabira a fim de fortalecer as discussões sobre a cultura quilombola. Além da abertura da mostra itabirana, ainda na quinta-feira, o Museu contará com ampla programação.

Na programação, haverá conversa com líderes comunitários dos quilombos Capoeirão e Morro Santo Antônio, representante da Diretoria de Promoção da Igualdade Racial, e convidados, com mediação de Rafael de Sá; e apresentação do documentário Quilombos de Itabira. A princípio, o Museu de Itabira abrigará a mostra durante 60 dias, na galeria do prédio histórico. As escolas que desejam participar da programação devem entrar em contato com a direção do museu pelo telefone (31) 3839-2992 ou presencialmente. O Museu está localizado na Praça do Centenário, 116.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *