Sem futebol feminino, Campeonato Amador Principal começa em julho

Evento da Liga Itabirana de Futebol Amador (LIFA), dia 17 de março, reuniu representantes de 11 agremiações esportivas que pretendem disputar o Campeonato Itabirano de Futebol Amador 2022. A competição feminina foi oficialmente descartada devido ao interesse na participação. Apenas dois clubes: Ivipa e Vila Nova pretendiam montar equipes. O mínimo necessário para a disputa ocorrer seriam quatro times. O Amador Principal, com 13 a 15 equipes, conjuntamente com a categoria máster, projetadas para serem realizadas entre 10 de julho, e dois de outubro. Oito times pretendem participar da competição sub 20, entre 10 de abril e 19 de junho.

“Infelizmente a categoria feminina não teve como fazer, por falta de quórum. Ainda não desistimos, e quem sabe, se até o final do ano conseguimos unir mais times interessados. A categoria sub 20, será só com atletas de 18 a 20 anos, caso contrário, seria necessária a chancela do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itabira, assinatura de autorização dos pais, e uma série de outras responsabilidades. Pelo menos 13 times demonstraram interesse nas duas demais categorias, máster e principal, e seis clubes para a de juniores (sub 20)”, disse o presidente da LIFA, Ricardo de Freitas. Dia 24, nova reunião vai alinhar detalhes do torneio de base.

Sete atletas sub 20 podem ser inscritos na categoria principal, e cinco deles em campo simultaneamente.  “As reuniões estão sendo muito proveitosas, e achei interessante a criação de comissão com sugestões, e cabe a LIFA aceitar ou não. Com a implantação do projeto da Prefeitura de Itabira, ‘Em Cada Campo uma Escolinha’, e uma competição ao final, vamos contemplar também os mais jovens. Até o princípio de maio esperamos ter de 12 a 15 equipes regularizadas para a disputa da categoria principal. No feminino temos algumas equipes em Itabira, mas são isoladas e não entidades criadas”, explicou José Eustáquio Almeida, diretor técnico da LIFA.

Uma força-tarefa, reunindo agentes lotados nas Secretarias Municipais de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT); e Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ) percorrem os 18 campos amadores de Itabira, e propõem intervenções para melhorar a condição do piso. Prioritariamente aqueles com alambrado e proteção receberão as ações no primeiro momento da atividade. “Começamos as visitas, para verificar a estrutura, para que os campos tenham condições de receber as partidas. Estamos propensos a ajudar para estabelecer condições da prática esportiva”, argumentou Felipe Dias, diretor de mobilização jovem, e porta voz da SMELJ na reunião.

Perda de documentos

Devido às chuvas, e a falta de manutenção do telhado no prédio do Mercado Municipal Caio Martins da Costa “Cobal”, onde está instalada a LIFA, ocorreu gotejamento que atingiu documentos. Ricardo de Freitas, explicou aos clubes que serão impressas novas fichas de inscrições, para substituir as danificadas. O presidente da LIFA expressou a necessidade de mudança para outro local, que ofereça melhor estrutura. “Tivemos essa infeliz surpresa. Esse problema foi muito grave. Molharam as fichas e demais materiais da Liga, que iríamos trazer para os clubes. São muitas goteiras e lugares para arrumar. Essa estrutura a gente não tem mais como utilizar!”, desabafou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *