Belmont Mineração realiza simulado de emergência com Samu e Corpo de Bombeiros

Nesta quarta-feira (16), militares do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros, e equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Itabira participaram do simulado de emergência na Belmont Mineração. Com planejamento em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da empresa, o evento ocorreu na mina subterrânea de Oliveira Castro.

O cenário foi escolhido em uma situação da movimentação de rochas, sobre dois colaboradores, um deles preso, simulando a imobilização de suas pernas, sob escombros. A dinâmica da simulação ocorreu da seguinte forma: ao ser constatado o acidente, um dos trabalhadores realizou o acionamento da sirene de emergência da mina, para evacuação segura dos trabalhadores das frentes de operação até o “Ponto de Encontro” externo.

Os brigadistas que passaram previamente por formação do Corpo de Bombeiros, realizaram a imobilização e posterior retirada do trabalhador que se encontrava ferido, porém não comprimido pela rocha. Essa vítima foi conduzida pela ambulância da empresa e no trajeto interceptado pela Unidade de Suporte Avançado do Samu, que deslocou até o hospital.

A guarnição do Corpo de Bombeiros. acionada após o acidente, chegou na mina portando equipamentos de salvamento em estruturas em situação de caos. Utilizando almofadas pneumáticas, que infladas podem suspender rochas que pesam toneladas, e um desencarcerador elétrico, capaz de empurrar grandes pedras, a equipe realizou a retirada da rocha dos membros inferiores do trabalhador.

A vítima foi removida com o uso da maca sked, ferramenta especial que envolve todo o corpo do socorrido, e transportada para atendimento médico. Todas as ações foram supervisionadas pelos Bombeiros Militares para garantir o aprendizado e eficiência das ações dos trabalhadores. Socorristas do Samu efetuaram maquiagem realistas nos ferimentos nas vítimas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *