Para celebrar a Semana do Consumidor, a Prefeitura de Itabira, por meio da Procuradoria-Geral do Município/Procon, promoverá uma palestra sobre o aumento no número de golpes contra consumidores idosos na internet. A atividade tem como público-alvo pessoas acima de 60 anos e acontecerá terça-feira (15), às 14h no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).
O objetivo da conferência é conscientizar o consumidor sobre as estratégias usadas pelos golpistas e como evitá-los. Ainda dia 15, de 9h às 13h30, haverá mobilização e blitz educativa, na praça Dr. Acrísio Alvarenga, no Centro. O “Procon na Praça” será realizado pela equipe do Procon Itabira. No local, serão distribuídos panfletos sobre os direitos dos consumidores, bem como orientações e atendimentos.
Mutirão
Mutirão de renegociação de dívidas segue até 31 de março, para o consumidor que tiver em atraso com instituições financeiras, para flexibilização do pagamento em canais internos dos bancos, ou por meio da mediação de conflitos na plataforma: consumidor.gov.br. “Com esse mutirão buscamos solucionar os problemas financeiros de muitos consumidores e orientá-los a consumir de maneira consciente”, destacou a secretária executiva do Procon Itabira, Virgínia Cleiston Magalhães Cruz.
Além da negociação de dívidas, o consumidor terá acesso a conteúdo exclusivo de orientação financeira com sugestões para gerir o orçamento doméstico, trocar dívidas mais caras por mais baratas e evitar endividamento de risco. Foi desenvolvida uma página específica para a iniciativa (www.mutirão.febraban.org.br), por meio da qual o consumidor será direcionado ao conteúdo de orientação financeira e aos canais para negociação.
Ainda neste mês será lançado o Programa de Incentivos da Nova Plataforma de Educação Financeira Meu Bolso em Dia Febraban, desenvolvida em parceria com o Banco Central. A plataforma, aberta e totalmente gratuita, possui trilhas personalizadas para diferentes níveis de conhecimento e perfil de usuário, tem o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB) integrado ao seu sistema de diagnóstico, recomendação de conteúdo e agora passará a contar com o resgate de incentivos.
Os consumidores conseguirão acumular pontos no decorrer do seu aprendizado e resgatar incentivos exclusivos, oferecidos pelos bancos, de acordo com cada perfil de cliente. A nova Plataforma Meu Bolso em Dia Febraban será um importante instrumento de orientação e prevenção do endividamento de risco. Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail cidadaniafinanceira@febraban.org.br.
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