“Não precisa viver uma dor para aprender com ela,” diz palestrante na Conferência de Saúde Mental

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta sexta-feira (11), a 1°Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento aconteceu no Auditório da Unifuncesi e teve como tema “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS)”. Como palestrante principal, a iniciativa contou com a participação da jornalista e escritora Daniela Arbex.

Daniela Arbex e Marco Lage

Durante a conversa, Daniela contribuiu com reflexões importantes sobre os cuidados em liberdade, eixo central do seu livro “Holocaustro Brasileiro”, onde a jornalista relata a história de sobreviventes do Hospital Psiquiátrico de Barbacena. Ainda, a escritora também teve a oportunidade de falar sobre os bastidores de outro livro “Arrastados”, que retrata o rompimento da barragem de Brumadinho, o maior desastre humanitário do Brasil.

Os temas correlacionados das obras discutiram a necessidade de pensar políticas públicas para a saúde mental, principalmente, considerando o contexto de Itabira e a prevista exaustão mineral. “Eu acho super importante compartilhar conhecimento. “A gente não precisa viver uma dor para aprender com ela, nós já temos a experiência. A conferência é um espaço de reflexão, debate coletivo, é um espaço de conscientização fundamental para que as pessoas saibam o que estão vivendo”, destacou a palestrante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *