Itabira institui passaporte vacinal e flexibiliza uso de máscaras

A Prefeitura de Itabira publica neste sábado (12), com efeito imediato, uma série de decretos relacionados à pandemia da covid-19.  Um deles dispensa o uso obrigatório de máscaras em ambientes abertos no município. Outra decisão é a flexibilização de normas de distanciamento. Outro trata sobre imunização, com a instituição do passaporte vacinal em eventos públicos e privados.

A desobrigação em áreas abertas se dá após a forte queda no número de casos positivos e internações nas últimas semanas. O índice de retransmissão (RT), que chegou a se aproximar de 2 pontos entre o fim de dezembro e início de janeiro , atualmente está em 0,7%. A média móvel de casos registra uma queda de quase 60% nesta sexta-feira (11), na comparação com 14 dias atrás. Nos hospitais, apenas um itabirano está internado em UTI Covid e dois em enfermaria.

O cenário epidemiológico favorável também é fortalecido pelo índice substancial de cobertura vacinal em Itabira. Até a quinta-feira (10), 217,4 mil doses contra a covid-19 já foram aplicadas no município. 80,3% da população foi vacinada com a primeira dose; 69% já tomou a segunda dose; e 47% está com o esquema completo pela dose de reforço. Será flexibilizado regras de distanciamento em atividades econômicas e sociais. O novo documento revoga uma série de medidas adotadas na pandemia.

A nova regra permite a ocupação máxima dos espaços públicos e privados e em eventos em áreas abertas e fechadas, mas desde que não haja superlotação. O recente decreto institui o passaporte vacinal em eventos públicos e privados. A comprovação da condição vacinal poderá ser realizada pelo registro físico, mediante apresentação do comprovante de vacinação, ou de forma digital disponível na plataforma “ConectSUS”.

Decisão Regional

As novas medidas relacionadas à covid-19 foram discutidas em reunião extraordinária da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi), na tarde desta sexta-feira (11). O encontro virtual foi solicitado pelo prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, que defende ações integradas entre as cidades vizinhas. Os representantes discutiram os decretos e concordaram em adotar regras semelhantes.

Reunião extraordinária da Amepi

“É um momento especial, ainda mais quando a gente recorda que no ano passado, neste mesmo período, estávamos também nos reunindo, mas para levar toda a região para a Onda Roxa. Era o momento mais delicado da pandemia. Um ano depois, estamos unidos novamente, mas para definir a flexibilização. Claro que é um alívio, mas não quer dizer que não devemos seguir vigilantes. Continuaremos atentos, em monitoramento constante e trabalhando para não retrocedermos”, conclui o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *