O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), por meio do médico oncologista Henrique Camilo, realiza, uma vez por mês, cirurgias de câncer de pele, em mutirão, que acontece desde maio de 2020. Até o momento, foram feitas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 84 cirurgias e 360 consultas. De acordo com Henrique Camilo, existe uma demanda reprimida de pacientes oncológicos na regional de Itabira e, por este motivo, nasceu a ideia de promover os mutirões de cirurgias.
“Após visitar Itabira, minha cidade de origem, durante o 1° Seminário Regional de Oncologia, quando participei como um dos palestrantes, recebi o convite de Alexandre Coelho, diretor do HNSD. Durante nossa conversa, começamos a idealizar esse projeto”, contou o médico Henrique Camilo, que está à frente dos mutirões desde o evento inicial. As cirurgias são realizadas às sextas-feiras, com o auxílio do médico cirurgião Lucas Travassos e com o anestesiologista Bruno Tavares. As altas hospitalares são normalmente no dia seguinte.
Henrique Camilo é especialista em cirurgia oncológica no Hospital de Câncer de Barretos desde 2015. Desde então, atuou em Belo Horizonte com medicina privada e a ideia de realizar as cirurgias oncológicas o trouxe de volta para Itabira. “A saudade de Itabira sempre existiu. Minha família é de Itabira e com tradição médica pelas duas partes: paterna e materna. Conciliar vontades com necessidades foi possível graças ao HNSD”, concluiu o médico oncologista.
Deixe um comentário