Registros do Saae fechados “misteriosamente” causam queda de fornecimento

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira esclareceu que conforme o comunicado oficial da autarquia, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza sofreu instabilidade na quinta-feira (17), que afetou parte do abastecimento nos bairros ligados a ETA. A manutenção da vazão foi finalizada na sexta-feira (18), e os reservatórios abastecidos pelo equipamento, entraram em plena atividade.

Os bairros que sofreram redução: Major Lage de baixo, Major Lage de Cima, Gianette, Hamilton, Amazonas, Machado, Bethânia, Madre Maria de Jesus, Clovis Alvim, Água Fresca, Novo Amazonas, Jardim dos Ipês, Gabiroba, Santa Tereza, Flamboyant, Colina da Praia, Praia, Panorama, São Marcos, São Cristóvão, Juca Rosa, e vila São Geraldo.

Neste sábado (19), a autarquia recebeu reclamações por falta de água em algumas ruas do bairro Amazonas. A equipe da autarquia constatou que alguns registros estavam fechados em Poços de Visitas (PVs), causando interferência técnicas nas manobras. O Saae abriu uma apuração interna e intensificará o monitoramento dos registros, para que ações como essa não prejudiquem os contribuintes.

Poços de Visitação do Saae

Os PVs são popularmente conhecidos pelo termo “bueiro”, uma ferramenta de instalação, normalmente urbana, para garantir acesso dos colaboradores às redes de serviços subterrâneos, tais registros de ligação e manobras no fornecimento de água potável em residências e afins. O Saae informou ainda que os registros já foram abertos, e o abastecimento normalizará gradativamente.

Enchente destrói adutora

O Saae comunica que as enchentes destruíram parte da adutora de abastecimento de água na comunidade do Laboreaux, na tarde de sexta-feira (18). Uma equipe da autarquia aguarda o volume de água do ribeirão Rio de Peixe diminuir para iniciar a manutenção da adutora e retorno do abastecimento. Dúvidas e informações podem ser consultadas pelo telefone (31) 3839-1300, em horário comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *