Avaliação na rede municipal vai diagnosticar ensino impactado pela pandemia

Com a proposta de identificar os impactos da pandemia no ensino da rede municipal, a Secretaria Municipal de Educação (SME), vai aplicar uma avaliação diagnóstica para analisar as habilidades vencidas pelos estudantes e permitir que o professor identifique conteúdos que já foram aprendidos e os que apresentam defasagens. A prova faz parte do programa “Reforço Escolar: Redefinindo Rumos na Pandemia” e será para estudantes do Ensino Fundamental Séries Iniciais e Finais (1° ao 9° ano) nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

O objetivo geral da avaliação diagnóstica, segundo a secretária de Educação, Luziene Lage, é obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos estudantes com vistas a planejar intervenções, orientar modelos do processo de recuperação, melhorar a maneira de distribuição dos alunos por agrupamentos, considerando seu desenvolvimento socioemocional e cognitivo, em um modelo colaborativo.

“Com o resultado pretendemos verificar como o processo de ensino-aprendizagem transcorreu ao longo da pandemia, entender a dinâmica do trabalho pedagógico e a realidade dos estudantes relativamente às turmas. Além disso, vamos analisar o desempenho global de cada estudante, entre outras informações a serem obtidas”, explicou Luziene Lage.

Luziene Lage

A importância da aplicação do diagnóstico é reconhecer as competências e habilidades que foram desenvolvidas pelos alunos durante o período de isolamento, como eles lidaram com as atividades não presenciais e quais as dificuldades encontradas. Ainda, de acordo com a secretária, os pais, alunos e comunidade itabirana será informada sobre os resultados da aprendizagem e das capacidades/habilidades da educação municipal.

“A avaliação aqui proposta tem como meta o aprimoramento do desempenho estudantil, e não apenas verificar o quanto ele sabe em função de um resultado a ser alcançado. Essa forma de conceber a avaliação como uma ferramenta que possibilita conhecer melhor os estudantes, identificar o que de fato eles aprenderam e estão aprendendo, permite ao professor e à equipe pedagógica tomar decisões mais conscientes em relação ao planejamento docente”, destacou.

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