Categoria feminina do futebol amador ameaçada

Nesta terça-feira (15) a Liga Itabirana de Futebol Amador (LIFA) voltou a se reunir na sede da Interassociação dos Amigos dos Bairros de Itabira. Na pauta, as categorias a serem realizadas, propostas para o Campeonato Amador, exigência para participação, e fórmula de disputa. Apenas duas agremiações se propuseram em disputar sub-20 (juniores), feminino, principal e máster: Ivipa e Vila Nova. A categoria para as mulheres corre risco de não ser realizada. É necessário que pelo menos outros dois times, aceitem se inscrever. A adição da categoria, que seria estreante no futebol itabirano, foi sugestão da gestora da Secretaria Municipal de Esportes Lazer e Juventude (SMELJ), Natália Lacerda de Faria.

“Tem alguns clubes ainda para darem a resposta, aqueles que não vieram na reunião. Já pensávamos sobre essa dificuldade, uma frustração, porque queríamos mais times participando, principalmente do feminino. As categorias máster, amador e júnior tiveram mais clubes interessados. Para se ter o feminino é necessário pelo menos quatro clubes, e surgiram dois. Vamos aguardar se vão aparecer mais, até a próxima reunião”, esclareceu Ricardo de Freitas, presidente da LIFA. A planilha com o investimento necessário para realizar a competição está pronta e até segunda-feira (21), será encaminhada a SMELJ. Uma exigência determinada na reunião é que as agremiações participantes tenham a situação documental regular.

Serão permitidas inscrições de até 30 atletas por equipe, com a possível substituição de cinco, a partir a segunda fase. “A planilha está pronta, mas temos que encaixar detalhes como, saber quantas equipes estarão em cada categoria, e assim o número de partidas. Tudo gira em torno dessa definição. A fórmula interessante do amador, será em dividir os 10 a 12 times em duas chaves, jogando turno e returno, até se chegar aos oito melhores para a fase de mata-mata, com a vantagem de jogar por dois resultados equivalentes, e ainda decidir em casa o confronto, para o melhor colocado. A Liga determina onde serão os jogos. Ela terá a prerrogativa de escolher as praças para receber as partidas”, disse o diretor técnico da LIFA, Eustáquio Almeida.

Com a hipótese de 12 times, seriam 13 jogos até a final, em um contexto total de 127 partidas. A projeção é iniciar as categorias sub-20 e feminina em abril, até junho. E as demais, entre julho e outubro, antes do período chuvoso. “Faço um balanço positivo da reunião. Os clubes já receberam a prévia do que será o regulamento do Campeonato Amador. Agora vamos providenciar juntamente com o Secretário Geral da LIFA, Silvio Andrade, e José Eustáquio Almeida, diretor-técnico, para termos o documento digitalizado e mandar aos times, para que possam estudar as propostas. Na reunião do dia três de março, eles poderão propor alguma complementação para a competição iniciar em abril”, disse Ricardo de Freitas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *