Bombeiros Militares lotados no 6º Pelotão de Itabira se dedicaram em parte da manhã, deste sábado (12), para aprimorar os conhecimentos operacionais. A equipe treinou de forma prática os procedimentos para retirada segura da vítima do interior de um veículo acidentado. A chefia da equipe ressaltou que a remoção de vítimas envolvidas em acidentes automobilísticos, evoluiu com o decorrer do tempo.
Os militares trabalharam três técnicas em situações vividas no cotidiano das atividades desempenhadas pela corporação no salvamento, com a finalidade de movimentar a vítima, o menos possível, e garantir a preservação de sua coluna vertebral. Foi trabalhada a técnica de retirada a zero grau, pelo porta-malas, considerada a de menor risco de agravamento do estado de saúde da vítima.
A outra técnica se consiste quando o acidentado sai pela porta traseira do lado do motorista, a 30 graus; e finalmente, a retirada feita através da porta traseira, contudo do lado do passageiro, no procedimento 60 graus. Os Bombeiros realizaram o treinamento com enfoque na aplicação dessas novas técnicas, simulando situações possíveis de serem encontradas nas diversas ocorrências de acidente automobilístico.
Deixe um comentário