Amador 2022 não terá “sessentão”. Categoria feminina está confirmada

Entre as diversas categorias propostas para a edição 2022 do Campeonato Amador de Itabira, quatro foram mantidas: a principal (atletas acima de 16 anos), a máster (idade de 40 ou 45 anos, ainda a definir), júnior (jogadores sub 21), e feminino (com 16 anos ou mais). As demais categorias de base, bem como o quadro para jogadores na faixa etária de 60 anos, denominada “sessentão” foram descartadas para essa competição, que também teve a data postergada, e está projetada para abril. As deliberações entre os clubes participantes e a entidade organizadora, a Liga Itabirana de Futebol Amador (LIFA) aconteceu na noite desta terça-feira (25) na sede da Interassociação dos Amigos dos Bairros de Itabira.

Ney Geraldo de Figueiredo

Antes dos esclarecimentos, Ney Geraldo de Figueiredo, presidente do Santa Ruth, alegando questões pessoais, avisou do seu desligamento do futebol. “Saio com a cabeça erguida, sabendo que contribui, mas está difícil manter a rotina de acordar às 6h para demarcar o campo. Nas atividades comunitárias são poucos que dividem as responsabilidades,” disse. Os clubes devem correr contra o tempo, ao enquadrarem nas exigências necessárias para receber a subvenção pública. Os valores ainda não foram acertados. O representante da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ), Felipe Dias Santos, diretor de mobilização jovem, explicou aos dirigentes que a proposta da Prefeitura de Itabira é implantar o projeto “em cada campo, uma escolinha”.

Felipe Dias Santos

A participação no projeto não dependeria da LIFA, e sim a disponibilização das praças esportivas por cada agremiação. “Vamos oferecer um profissional da Secretaria, para acompanhar as atividades dos núcleos. A ideia é duas categorias em cada campo, com 30 alunos em cada. Seguindo também uma regionalização para que cada criança ou adolescentes treine o mais perto de casa,” explicou o diretor. Seriam duas atividades por semana, no contraturno escolar. Dia nove de fevereiro, os personagens voltam a se reunir para alinhar outras decisões. O presidente da LIFA, Ricardo de Freitas, encerrou o evento, apontando onde está sendo planejada a nova sede da entidade. “O SAMU que em dois meses sairá das proximidades da praça Acrísio, deverá receber a LIFA” revelou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *