Segundo FIEMG, mineradoras investiram em barragens: R$ 16.7 bilhões

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) apresentou nesta quinta-feira (20), panorama sobre os investimentos e ações desenvolvidas pelo setor extrativo mineral em Minas Gerais, em segurança de barragens e descomissionamento das estruturas com método construtivo a montante. As mineradoras vêm, ao longo dos últimos três anos, investindo recursos significativos em novas tecnologias, no aumento da segurança dessas barragens, bem como em uma descaracterização responsável.

Os investimentos nos últimos anos, em Minas Gerais, chegam aos R$ 16.7 bilhões. Para o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, esses recursos investidos dariam para construir 150 mil casas populares. “Um grande esforço do setor para eliminar e mitigar os riscos sociais e ambientais”, pontua. Roscoe afirma que os investimentos apresentaram bons resultados. Exemplo disso é que não ocorreram incidentes graves com barragem de rejeito de mineração durante o período de recorde histórico de chuvas na região do Quadrilátero Ferrífero.

O líder empresarial também destacou os investimentos e o apoio das mineradoras nos municípios e comunidades durante as chuvas, como a doação de cestas básicas, kits de higiene e limpeza, colchões; desobstrução, adequação e melhoria de vias e estradas e auxílio da equipe de bombeiros brigadistas e voluntários em ações de resgate e apoio aos atingidos. De acordo com informações da última semana, das 32 barragens em nível de emergência, 30 não tiveram alteração do nível de emergência durante as chuvas de janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *